Biblioteca Digital alcança marca de 40 mil teses e dissertações
21 de junho de 2013
Compartilhe:

 

A BDTD foi criada num contexto mais amplo do Portal de Conhecimento da USP, idealizado pelo então reitor, o professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Naquele momento, foi reunida uma comissão composta por um docente representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, membros do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), da então Comissão Central de Informática (CCI – hoje Superintendência de Tecnologia da Informação) e do Centro de Informática de São Carlos (CISC) para realizar o projeto de acessibilidade aberta a todos interessados, pela internet, do conteúdo completo de toda a produção intelectual da Universidade.

 

Por meio daquele Portal pretendia-se reunir as diversas bibliotecas digitais da Universidade. Nessa linha, foi criada em 2003 a Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP, dentre outras mais recentes.

 

Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, professor Vahan Agopyan, a BDTD dá visibilidade mundial ao conhecimento de alto valor agregado produzido pelos programas de pós-graduação da Universidade. Com metodologia adotada por importantes instituições, como MIT, Virginia Tech e Caltech, a BDTD integra o Catálogo Mundial que reúne mais de 3 milhões de títulos no mundo todo e tem sido relevante para que a USP esteja bem posicionada nos diversos ranking mundiais.

Fonte: USP On-line


Veja também