Semana de Mecatrônica termina com recorde de público
20 de maio de 2013

A Semana de Engenharia Mecatrônica (Sematron) é promovida desde 2005 e se concretiza a cada ano como uma oportunidade diferenciada para os alunos conhecerem o mercado de trabalho e as áreas de atuação de um engenheiro mecatrônico através de palestras, visitas técnicas e mesas-redondas.

A Sematron também possibilita aos alunos de outras universidades conhecer as pesquisas, laboratório e atividades extracurriculares desenvolvidas pela EESC, bem como trocar conhecimento com os alunos da Escola.

Paralelamente à Sematron, foi realizada a segunda edição do Dia da Engenharia, onde alunos que ainda não ingressaram no Ensino Superior puderam conhecer os cursos da área oferecidos no campus através de palestras apresentadas pelos professores das engenharias e dos programas extracurriculares oferecidos.

Ao todo foram 405 alunos da EESC inscritos para as atividades da semana, 100 alunos do Ensino Médio para as atividades do Dia da Engenharia e 180 alunos de outras faculdades, como da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Segundo um dos coordenadores gerais da Semana, Jonas Augusto dos Santos, foram 10 meses de trabalho para a realização da Sematron. “O desenvolvimento profissional e pessoal dos membros da comissão organizadora é o ponto marcante do evento. A capacidade de trabalhar em grupo, tomar responsabilidades e solucionar problemas são estimuladas a todo momento”, contou Jonas.

Para o vice-diretor da EESC, Sérgio Persival Baroncini Proença, as atividades desenvolvidas ao decorrer da semana são de suma importância para a formação do estudante. “A Escola tem bastante interesse que vocês tenham a melhor formação possível e que aproveitem oportunidades de implementação de formação como essa, pois o papel que vocês irão desempenhar na sociedade será muito importante”, declarou Proença na abertura da semana realizada no último dia 13.

O professor Luiz Augusto Martin Gonçalves parabenizou os alunos pela organização. “Em nome do Departamento de Engenharia Mecânica e também na condição de atual coordenador do curso, gostaria de parabenizar os alunos pela brilhante organização. Com certeza o aprendizado adquirido durante a Semana será levado para toda a carreira de vocês”, declarou Gonçalves.

Segundo um balanço feito pela equipe de comissão da Sematron, a Semana foi um sucesso. “As atividades propostas foram desenvolvidas sem nenhuma complicação e os feedbacks recebidos no fim da semana confirmam que a Sematron é a maior semana de engenharia mecatrônica do país”, avaliou um dos coordenadores gerais do evento, Jonas Augusto.

As ideias para a próxima edição da Sematron já começaram, dentre elas ampliar o período de realização das atividades desenvolvidas pela comissão e reunir os ex-alunos das dez edições do evento para um bate-papo sobre a Semana. “Nosso objetivo será atingir um público maior em 2014, convidando mais universidades de fora e expandir as nossas atividades”, declarou Jonas.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/ixsematron{/gallery}