Estudos climáticos: Curso aborda utilização do modelo SWAT
16 de outubro de 2012

A atividade é promovida pelo INCLINE/NapMC, um centro de pesquisa em mudanças climáticas coordenado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

As vagas são limitadas, e os interessados devem enviar curriculum vitae e duas cartas de recomendação, até o dia 19 de outubro, para o e-mail: emm@sc.usp.br, aos cuidados do professor Eduardo Mario Mendiondo.

O curso é desenvolvido pela Texas A&M University (EUA), em nível introdutório, visando às pesquisas interdisciplinares de estudos climáticos em várias escalas. O modelo SWAT tem uma ampla aceitação e utilização em âmbitos científicos, técnicos e de tomada de decisão, sendo um dos modelos biogeofisicos mais populares na atualidade. Seu uso tem sido recomendado na resolução de conflitos socioeconômicos ligados a aspectos ambientais e legais. Desde 2012, a USP tornou-se uma das pioneiras em oferecer Cursos SWAT no Brasil, a fim de consolidar pesquisas de fronteira disciplinar de pós-graduação, em parceria com agências de fomento.

O curso será ministrado em Inglês, com facilitação teórico-prática.