EESC participa da "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia"
18 de outubro de 2019
Compartilhe:

 

eesc sntc 2019

 

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP participará da Semana com a seguinte programação:

Workshop Bioeconomia: inovando por meio da economia circular

Data: 23/10/2019

Local: NUMA – Departamento de Engenharia de Produção

Horário: das 14h30 às 17h30

Responsável: professor Aldo Roberto Ometto

Público-alvo: aberto ao público em geral

Resumo: ministrado pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção, Aldo Roberto Ometto, o workshop é voltado para interessados em conhecer o conceito da economia circular, que é baseado na inteligência da natureza, em que os resíduos são insumos para a produção de novos produtos, impulsionando a bioeconomia.

O workshop faz um diagnóstico das oportunidades de inovação frente a um produto da bioeconomia, propondo soluções que criem valores e impactem positivamente as esferas sociais, ambientais e econômicas, ou seja, o caminho da inovação para a prosperidade dos negócios no século XXI.

Clique aqui para se inscrever.

Oficina de produção de energia eólica

Data: 27/10/2019

Horário: 11h30 às 13h

Local: Galpão do Sesc

Vagas: 30

Resumo: a oficina inclui conceitos de física e dinâmica, além da construção de cata-vento. Voltada a crianças e adultos. O objetivo da oficina é construir um protótipo de usina eólica com materiais recicláveis e, ao final da atividade, testar a capacidade de geração de eletricidade do protótipo. A atividade será organizada por meio de uma competição entre equipes.

Responsável: professor Fernando Martini Catalano e Semana de Engenharia Aeronáutica (SEA)

Clique aqui mais informações.

Apresentação e debate do Filme: Amigo do Rei

Data: 24/10/2019

Local: Anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima da EESC

Horário: 19h30

Responsável: EESC e Centro Cultural

Público-alvo: aberto ao público em geral

Resumo: híbrido de documentário e ficção, o filme tem como tema a maior tragédia ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) e suas consequências. Acompanhando de modo ficcional o cotidiano do deputado federal Rey Naldo, nos bastidores do Congresso Nacional, o filme mostra as relações íntimas existentes entre política e mineração; ao mesmo tempo documentário investigativo e ficção alegórica, ele revela um sujeito político empresarial diluído na sociedade brasileira desde o período colonial.

A apresentação tem a parceria da Superintendência de Gestão Ambiental da USP e chama os participantes para um debate com os professores Victor Ranieri e Marcelo Montaño do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC.

Mostra de robótica CROB – InSAC

Data: 19/10/2019

Local: Salão de Evento da USP

         Parte da Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019

Horário: das 9h às 17h

Responsável: Raphael Montanari

Público-alvo: aberto ao público em geral

Resumo: o objetivo da mostra é proporcionar ao público o conhecimento dos robôs que atuam nas pesquisas e as possibilidades de facilitação das tarefas do dia a dia. Serão apresentados robôs aéreos, manipuladores, robôs que jogam futebol e robôs sociais. Haverá demonstrações para provar que os robôs já estão entre nós e não são “bichos de sete cabeças”, mas, pelo contrário, permitem imaginar um futuro no qual robôs façam trabalhos difíceis e pesados, ajudando-nos a aumentar a produção e melhorar a qualidade de vida. O público poderá tirar dúvidas e aprender curiosidades sobre esse fantástico mundo novo.

Consulte a programação completa no Portal da Cultura da USP em São Carlos.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC, com informações da Assessoria de Comunicação da PUSP-SC Imagem: Divulgação


Veja também