Palestra "Os múltiplos usos do GNSS e o INCT GNSS NavAer"
03 de abril de 2019

eesc satelite terra

Na ocasião será abordado o conceito de Global Navigation Satellite System (GNSS) e seus múltiplos usos factíveis de serem explorados, incluindo aplicações não-convencionais como GNSS Meteorologia e GNSS para estudos da Ionosfera, entre outras. Adicionalmente serão destacados os objetivos e resultados do projeto Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea (GNSS NavAer), aprovado em chamada para Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A palestra, aberta a todos os interessados, ocorrerá no anfiteatro II do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC, localizado na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400. Também será transmitida ao vivo pelo canal YouTube do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, que pode ser acessado clicando aqui.

Sobre o palestrante

O professor Monico possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Engenharia de Levantamentos e Geodésia Espacial pela IESSG Univeristy of Nottinhgam (1995). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia, principalmente em Geodésia Celeste, GNSS para Geodésia e Monitoramento da Atmosfera.

Durante sua visita à EESC, o docente também participará da comissão julgadora da tese de doutorado do aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Diego de Oliveira Martins, intitulada Monitoramento geodésico de estruturas por meio do método multipolar de aproximações sucessivas e de redes topográficas espaciais. A pesquisa foi orientada pelo professor do STT, Irineu da Silva, e sua defesa ocorrerá no dia 4 de abril, às 14 horas, no Anfiteatro II do STT.

O professor Monico participará, adicionalmente, de reunião sobre pesquisa e aula prática em laboratório nos dias 5 e 6 de abril, também no STT.

informação

Departamento de Engenharia de Transportes (STT) Tel.: (16) 337-9601 E-mail: departamento.transportes@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC