COMUNICADOS

RoboWeekend 2021.I acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho

16/06/2021

O RoboWeekend é um final de semana de robótica com webinars e rodas de conversa transmitidos de forma ao vivo e gratuita no YouTube. Em sua terceira edição, o RoboWeekend 2021.I será realizado entre os dias 18 e 20 de junho e trará conteúdos inéditos para o canal. O evento é uma organização do Grupo SEMEAR e do Centro de Robótica da USP São Carlos.

A abertura do evento se dará com o tema de Robótica Colaborativa na Medicina, mostrando um dos diversos contextos onde a robótica é aplicada. Para expor esse assunto, contaremos com a participação dos professores Hélio Machado e Glauco Caurin, que falarão sobre a importância da robótica na cirurgia neurológica e da colaboração entre cirurgiões e robôs, com todas as tecnologias envolvidas, mostrando o trabalho feito em complexas intervenções para tratamento de lesões que provocam epilepsia na infância.

O segundo dia será voltado às relações entre robôs e seres humanos, interação que, com o rápido avanço da tecnologia, tem se tornado cada vez mais presente, em redes sociais, sites, aplicativos e mais uma infinidade de aplicações. Essa crescente realidade leva a alguns questionamentos: eles substituirão o homem nos seus empregos? Como funcionaria essa relação de trabalho? Para falar sobre esse assunto, contaremos com os convidados Adam Moreira e Daniel Tozadore, que discutirão a presença da robótica na atualidade e suas perspectivas para o futuro. Além deles, também teremos a presença de representantes da 5ERA, empresa de robôs humanoides brasileira, que falarão sobre a interação direta de seres humanos com um robô e compartilharão as suas experiências.

O terceiro dia abordará robótica aérea. Os drones são uma realidade na sociedade, aplicados nos mais diversos contextos como na área militar, na agricultura, e no transporte. Para falar sobre esse assunto, teremos a professora Kalinka Regina apresentando o tema “Segurança em Internet das Coisas Voadoras, Pesquisa e Desafios”. Contaremos também com a equipe Flying U2 abordando o tema UAVs (Veículos Aéreos não Tripulados), seus desafios, aplicações e perspectivas para a indústria e pesquisa na área.

Fique ligado nas redes sociais do nosso evento para mais informações! Para acompanhar os conteúdos, não é necessária nenhuma inscrição prévia; basta acessar os links disponibilizados em nossas páginas. Venha conhecer um pouco do poder da robótica!

YouTube   |   Facebook   |   Instagram   |   LinkedIn

 

 

Com informações do Grupo SEMEAR