Bolsas de Estudo

»  Clique aqui para consultar editais de seleção

PAPFE - Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

O programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE
integra a política de permanência da Universidade de São Paulo (USP), e visa a
concessão de benefícios, especificados neste Edital, a alunos regularmente
matriculados em cursos de graduação da USP, de acordo com os recursos
determinados pela Universidade, priorizados em processo de classificação
socioeconômica com critérios unificados e pré-estabelecidos para todos os campi da USP.

A seleção dos alunos (ver editais), implementação e acompanhamento dos benefícios do
PAPFE são coordenados pela Superintendência de Assistência Social (SAS) em
colaboração com as Prefeituras da EACH e dos campi da USP no interior.

PUB - Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional.

Para concorrerem às bolsas , os candidatos precisam estar inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), da Superintendência de Assistência Social (SAS). Os editais são divulgados no Boletim EESC Alunos e também estão disponíveis nesta página.

Professores da USP podem cadastrar seus projetos no Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes da Graduação com duração de 12 meses.

PEEG - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação

Com o objetivo de incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.

O PEEG atenderá a uma turma, ou a um conjunto de turmas de uma mesma disciplina, que receberá o monitor. Caberá à Comissão de Graduação receber e avaliar os projetos de cada disciplina para proceder à distribuição de bolsas.
Para concorrer a uma vaga de monitor, o aluno deve se inscrever no projeto da disciplina cujo conteúdo ele domina por ter cursado a própria disciplina ou equivalente (ver editais). A monitoria deve ser desenvolvida necessariamente sob supervisão de um dos docentes da disciplina.

Programa Aprender na Comunidade

O Programa Aprender na Comunidade é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) que visa a apoiar atividades de ensino extramuros desenvolvidas por estudantes da USP como exercício de sua prática profissional.

As ações desenvolvidas no âmbito deste programa possibilitam a interação entre áreas do conhecimento, bem como a inter e a transdisciplinaridade no processo de construção do conhecimento.

Os projetos contemplados têm como característica principal o contato direto de estudantes de graduação com a Comunidade, ao mesmo tempo em que possibilita que os cursos e Unidades da USP integrem suas competências em temas transdisciplinares.

Objetivos centrais
1 – Promover a organização, a realização e a divulgação de atividades de ensino extramuros pelos diferentes cursos e Unidades da USP, preferencialmente integradas entre si, reunindo competências e habilidades disponíveis em diversos grupos de conhecimento;

2 – Oferecer oportunidade para novas formas de articulação entre os professores e estudantes da USP, que possam resultar em projetos de referência junto à Comunidade.