COMUNICADOS: Alunos

Projeto de geração de energia fotovoltaica é aprovado na USP São Carlos

23/01/2024

O Departamento de Engenharia Elétrica e Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP iniciou o gerenciamento do projeto de geração de energia fotovoltaica para as Áreas 1 e 2 do Campus da USP em São Carlos.

O objetivo é instalar sistemas fotovoltaicos capazes de suprir até 20% da energia consumida em cada área. Os responsáveis pelo projeto são os professores Elmer Cari e Luis Fernando Costa Alberto, atual prefeito do campus.

Os memoriais descritivos dos sistemas foram projetados e dimensionados pelo professor Elmer, com auxílio de alunos bolsistas do IC, TCC e estagiários:  Lucca Borgues; Polick Zhanpeng; Rafael Duarte; Rafael Brant; Marcelo G. Junior e Gabriel Biscardi.

Projeto Fotovoltaico do campus USP São Carlos Áreas 1 e 2

Para o cálculo da energia consumida foram utilizadas as contas de energia do ano 2019 (antes da pandemia) das quatro unidades consumidoras (UC) do campus da USP em São Carlos - Áreas 1 e 2, cujos valores somaram de 12.789,71 MWh/ano e 2.788,21 MWh/ano, respectivamente.

A fim de atender os objetivos do projeto de ter 20% de energia autoproduzida foi determinado a energia do projeto em 2.557,92 MWh/ano e 557 MWh/ano, para a Área 1 e a Área 2, respectivamente. Após isso, foram determinados os valores de potência fotovoltaica instalada no lado de corrente contínua (CC) que para a Área 1 e 2, que ficaram em 1762,6 kW e 384,3 kW, respectivamente, como mostra a Tabela 1 (abaixo).

Os prédios selecionados para instalação dos módulos fotovoltaicos, bem como mais detalhes do projeto, podem ser consultados neste arquivo.

Com informações da Assessoria de Comunicação do SEL/USP