COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP

23/04/2023

Dando continuidade ao Programa de Mobilidade Estudantil Internacional, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) anuncia às Unidades USP os critérios para concessão de Bolsa Mérito do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP.

O que há de novo?

• Cada unidade USP poderá decidir sobre o valor de cada bolsa a ser ofertada, isto é, se de R$28.000,00 (vinte e oito mil reais) OU desmembrada em duas bolsas de R$14.000,00 (quatorze mil reais), independentemente da duração de cada mobilidade, considerando o perfil dos estudantes locais. - Não há restrição sobre o destino dos bolsistas, mas a seleção da unidade deverá considerar a equidade na distribuição de bolsistas por país de destino dos alunos selecionados. Isto é, não deverá existir concentração de bolsistas selecionados para um único destino.

• 80% das bolsas foram distribuídas proporcionalmente ao número de alunos de graduação regularmente matriculados na Unidade USP (fonte: PRG-SVASSIST 31/03/2023) e 20% distribuídas considerando o número de alunos de graduação intercambistas recebidos na Unidade USP em 2022 (fonte: Sistema Mundus 31/03/2023) comparado ao número total de alunos regularmente matriculados na respectiva Unidade.

Assim, segue o resumo da oferta:

1. Bolsas

Bolsas no valor de:

R$14.000,00 (quatorze mil reais) OU R$28.000,00 (vinte e oito mil reais), ficando a critério da Unidade USP o valor de cada bolsa ofertada e sua distribuição até se completar o montante destinado a cada Unidade USP/PRG.

2. Para concorrer à Bolsa

O estudante de graduação deve ter sido aprovado por meio de edital de oferta de vagas gerenciado através do sistema Mundus e indicado para intercâmbio pela Unidade USP.

3. Destinos

· Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras com cooperação internacional formalizada com a Unidade USP e que estabeleça o intercâmbio de graduandos (verificação automática através do Sistema MercúrioWeb – e-Convênio). A cooperação deverá estar vigente quando da indicação do estudante via sistema Mundus.

· A seleção dos bolsistas deverá considerar a equidade na distribuição de bolsas entre os países das IES estrangeiras conveniadas com a Unidade.

4. Período do intercâmbio

Duração: de 30 a 180 dias. Para efeito de pagamento da bolsa, não são considerados períodos de eventuais cursos de idioma, “recuperação” e/ou disciplinas anuais.

Início entre 01/07/2023 e 30/06/2024.

Lembretes importantes:

• O período de indicação de alunos para o recebimento da bolsa será de 02 de maio a 20 de outubro de 2023, através do sistema Mundus. O estudante a ser indicado deve atender cumulativamente aos requisitos mínimos estipulados pelo programa, de acordo com os dados acadêmicos registrados nos sistemas USP.

• Cada Unidade deverá estabelecer seus critérios complementares de seleção, cronograma, procedimentos locais e resultados, aos quais deverá ser dada ampla publicidade durante todas as fases do processo de concessão de bolsa.

• Orientações para indicação dos bolsistas no sistema Mundus são apresentadas na área restrita do sistema > Ajuda/Manuais > Bolsas > Como indicar alunos para bolsas de mobilidade internacional.

Possíveis dúvidas podem ser encaminhadas via Fale Conosco do sistema Mundus - Assunto: Bolsas de intercâmbio para graduação - INSCRIÇÕES E SELEÇÃO.