COMUNICADOS: Alunos

EESC firma convênio de colaboração em pesquisa com a Colorado School of Mines

05/04/2024

A Colorado School of Mines, fundada em 1874, a qual tem como missão educação e pesquisa em ciência e engenharia para resolver os desafios mundiais relacionados à terra, à energia e ao meio ambiente, está prestes a comemorar seus 150 anos. É também uma das mais tradicionais e prestigiadas escolas de mineração e metalurgia dos Estados Unidos. Foi lá, por exemplo, que o Prof. William J. Kroll foi o inventor dos processos industriais de extração de titânio e zircônio, aplicados até hoje, tornando possível o uso comercial desses metais.

O departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais é sede de vários centros de pesquisa, o Instituto Kroll de metalurgia extrativa (KIEM), o Centro de Pesquisa Avançado em Processamento e Produtos de Aço (ASPPRC), o Centro de Ligas Avançadas Estruturais Não-Ferrosas (CANFSA) e o Centro de Ceramicas Avançadas do Colorado (CCAC), tornando-se um centro de excelência mundial na pesquisa e na formação de metalurgistas. Foi também na Colorado School of Mines que Antônio Ermírio de Moraes, um dos maiores industriais brasileiros, se formou em metalurgia. Mais de uma vez foi medalhista de honra daquela instituição por seu trabalho no desenvolvimento industrial do Brasil.

Liderado pelo professor Marcelo Falcão de Oliveira, do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC, e seu ex-aluno, Nelson Delfino de Campos Neto, que atualmente é professor assistente de pesquisa na Colorado School of Mines, um acordo de cooperação foi firmado entre ambas instituições.

Com esse acordo, estudantes e professores da EESC poderão desenvolver trabalhos de pesquisa em conjunto com a Colorado School of Mines garantindo não só a troca de informações e materiais de pesquisa, mas também a mobilidade dos pesquisadores entre as duas instituições.