COMUNICADOS: Alunos

10/11/2023

Sede da Edusp, na Cidade Universitária

Sede da Edusp, na Cidade Universitária - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com o objetivo de estimular seus docentes a produzir e publicar ensaios sobre a história da Universidade e suas unidades de ensino, pesquisa e extensão, a USP lançou o edital “Ensaios sobre a Universidade de São Paulo por ocasião de seus 90 anos em 2024”.

Maria Arminda do Nascimento Arruda

Maria Arminda do Nascimento Arruda - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A iniciativa é uma parceria entre a Editora da USP (Edusp) e a Comissão Executiva para as Comemorações dos 90 Anos da USP e busca fomentar textos acadêmicos de alta qualidade que abordem as experiências políticas, intelectuais e científicas da USP desde sua fundação, em 1934, até os dias atuais.

Os selecionados serão publicados e comercializados pela Edusp, que também cuidará do projeto gráfico, produção editorial e impressão dos títulos. Os autores das obras terão a oportunidade de ver seu trabalho integrar a celebração dos 90 anos da USP, com suas pesquisas, experiências e olhares.

A vice-reitora e presidente da Comissão Executiva para as Comemorações dos 90 Anos da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, explica que a concepção da iniciativa partiu da preocupação de comemorar a efeméride indo além de um simples festejo: “Nós queremos ultrapassar o conceito de eventos pontuais, pois precisamos também deixar um legado que tenha permanência no tempo e traga reflexões, que são parte fundamental daquilo que fazemos na Universidade”.

A expectativa, segundo ela, é ter um conjunto de diferentes aspectos do desenvolvimento da USP: “Os trabalhos não se resumem a uma história institucional; eles podem trazer recortes e abordar, por exemplo, os diferentes campi, ou mesmo outras instituições parceiras, recuperando assim narrativas de forma múltipla e diversificada”.

Sergio Miceli

Sergio Miceli - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A variedade de olhares é também um dos diferenciais apontados pelo diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli. Ele conta que a ideia surgiu em meio a reuniões que têm sido promovidas com gestores da USP para elaboração de propostas comemorativas: “Na Edusp percebemos que existe uma demanda reprimida de publicações institucionais a respeito da USP e seu passado. Já recebemos inclusive muitos projetos que não eram tecnicamente viáveis, então acreditamos que esse edital possa dar vazão a uma série de conteúdos, trabalhos e testemunhos importantes. Não buscamos trabalhos muito grandes, mas um escopo muito amplo, que inclua diferentes pontos de vista. O único filtro será de ordem técnica”.

As inscrições estarão abertas de 1º de dezembro de 2023 a 31 de março de 2024. Todos os detalhes estão disponíveis no edital completo, que pode ser consultado no site da editora. Podem participar docentes ativos e aposentados, individualmente ou em colaboração, com ensaios originais e inéditos que não ultrapassem 150 laudas de 2.100 caracteres com espaços.