Docente da EESC participa do 13º Simpósio Internacional sobre Materiais Multiscala, Multifuncionais e Funcionalmente Gradados

01/11/2013

Teve início hoje, dia 1º, o prazo para submissão de resumos para o 13º Simpósio Internacional sobre Materiais Multiscala, Multifuncionais e Funcionalmente Gradados, que será realizado de 19 a 22 de outubro de 2014, em Atibaia, SP.

Os interessados têm até o dia 1º de fevereiro do próximo ano para enviar seus trabalhos, o que pode ser feito pelo site do evento, disponível no endereço fgm2014.poli.usp.br.

Nesta edição, os professores Adair Roberto Aguiar, do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e Robert P. Lipton, do Departamento de Matemática Universidade Estadual da Louisiana, irão participar oferecendo um minissimpósio sobre “Modelos Não-Locais de Dano e Fratura”.

Presidido pelo professor Emílio Carlos Nelli Silva, da Escola Politécnica da USP, o encontro visa – através de palestras, apresentação oral e pôsteres – dar oportunidades à troca de ideias, discussão sobre teorias do estado da arte, técnicas e aplicações de materiais multiscala, multifuncionais e funcionalmente gradados. Realizado a cada dois anos, em 2012 o Simpósio foi sediado em Pequim, China.

Sobre o minissimpósio de “Modelos Não-Locais de Dano e Fratura”:

Novas formulações não-locais da mecânica do contínuo, tais como peridinâmica e quase-contínuo, estão ganhando força como ferramentas para modelar fratura e dano de materiais. Estas formulações fornecem novas alternativas aos modelos tradicionais descritos por equações diferenciais parciais para descrever a propagação da frente de trinca e a progressão de dano.

Para mais informações acesse a página do minissimpósio.