Certificado de Estudos Especiais em Engenharia Quântica

11/04/2024

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) comunica a criação do Certificado de Estudos Especiais em Engenharia Quântica (CEEQ).

Esse certificado tem por objetivo oferecer aos estudantes interessados um conjunto de disciplinas moderno e atualizado, de forma multidisciplinar e interunidades, dotando-os do conhecimento necessário para atuarem em uma área do conhecimento com enorme carência de profissionais especializados.

É em um cenário mundial de avanços exponenciais na Ciência e Tecnologia Quânticas (CTQ) que o SEL inaugura esta jornada revolucionária. O novo certificado, uma iniciativa pioneira no Brasil, visa capacitar nossos estudantes com as habilidades e conhecimentos essenciais para navegarem nas fronteiras da Engenharia do século XXI. O CEEQ surge em um momento crucial, no qual a Engenharia Elétrica se entrelaça com a vanguarda da física quântica.

A importância desse certificado pode ser resumida da seguinte forma:

1. Há uma revolução quântica em marcha: estamos testemunhando a segunda revolução quântica, com promessas de tecnologias superiores que moldarão o século XXI. O CEEQ pode contribuir e muito para desbloquear o potencial da Engenharia neste cenário dinâmico;

2. Colaboração interdisciplinar: O certificado promove a sinergia entre a Engenharia Elétrica e disciplinas como Física, Química, e Ciência da Computação, acelerando o desenvolvimento de produtos e procedimentos que impactarão a sociedade;

3. Pioneirismo no Brasil: Nossos estudantes terão à sua disposição uma formação única, alinhada com as demandas para formação de engenheiros e engenheiras com formação em tecnologias quânticas.

É importante ressaltar que o CEEQ será oferecido para as duas ênfases disponíveis no SEL, como mostrado na figura abaixo, sendo o resultado de mais de um ano de discussões, tendo o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) como o principal parceiro nesta iniciativa. A sinergia entre o SEL e o IFSC possibilitou a criação de novas disciplinas e o acesso de nossos alunos e alunas a um conteúdo moderno oferecido por docentes que vêm atuando fortemente em pesquisas quânticas.

Encadeamento da estrutura curricular vigente do Curso de Engenharia Elétrica para as ênfases de Eletrônica e Sistemas de Energia e Automação (SEA). O círculo indica onde o Certificado (CEE5 para a Ênfase em Eletrônica e CEE3 para a Ênfase em Energia e Automação) está inserido.

O CEEQ está aberto para estudantes ávidos por conhecimento, prontos para trilhar o caminho da Engenharia Quântica. Seja parte da vanguarda da Engenharia, seja parte do futuro da Engenharia Elétrica!

As informações sobre Certificados de Estudos Especiais estão disponíveis na Intranet EESC (Módulo Graduação). Acesse direto neste link