Carreta da USP chega a São Carlos com projeto “Há vida em uma gota”

23/08/2023

No próximo dia 28 de agosto, a unidade móvel Saúde e Ciência, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, estaciona em São Carlos com o projeto “Há vida em uma gota”. O objetivo é aproximar universidade e alunos da rede de ensino fundamental e médio em um trabalho de disseminação da ciência trabalhando com os temas recursos hídricos, impactos ambientais e a biodiversidade. O projeto conta com a participação de pesquisadores da EESC/USP (docentes e doutorandos do PPG-SEA e pós-doutorandos), da FURG-ICB e UFSCar (doutorandos do PPG-ERN), alunos do curso de graduação em Engenharia Ambiental/EESC/USP e do curso de Biologia da UFSCar, além da contribuição de outros setores da USP São Carlos (como CCEx, CDCC, etc).

A experiência didática proposta no projeto é baseada em um cenário de colaboração entre universidade e escola, buscando explorar e enfatizar a importância de recursos hídricos, desde bacias hidrográficas até a vida presente em uma gota d'água. Por meio de diversas atividades de interação com estudantes de escolas públicas, serão passados alguns fundamentos sobre bacia hidrográfica, impactos ambientais, recursos hídricos e biodiversidade.

Divulgação PRCEU

“O projeto traz dois importantes aspectos. O primeiro é estimular os estudantes a refletirem sobre as diferentes causas de poluição e perceberem a importância da preservação da água para o funcionamento dos ecossistemas e para a saúde humana. O segundo é possibilitar maior integração entre docentes e alunos de graduação da USP, e destes com a comunidade extrauniversitária”, destaca Evaldo Luiz Gaeta Espindola, professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP e coordenador do projeto.

Nesse aspecto, ressalta Espindola, “o relacionamento com a comunidade escolar facilita a transferência dos conhecimentos técnicos e científicos que são desenvolvidos na Universidade, da mesma maneira que nos coloca diante de novas realidades e perspectivas na missão de educar, informar e dividir conhecimento com a sociedade”.

A unidade móvel ficará em São Carlos até o dia 31 de agosto. Nesse período, percorrerá algumas escolas distribuídas em diferentes microbacias urbanas do município. A expectativa é de atender pelo menos 500 alunos do ensino fundamental e médio, com atividades de impacto social direto e criação de atores interessados e motivados para mudar a realidade local no que diz respeito à preservação ambiental.

Serviço:
Há vida em uma gota – Unidade móvel da USP em São Carlos
Programação:
• Dia 28 de agosto, das 13h30 às 16h30 - Área 2 do Campus USP São Carlos para interação com a população do Bairro Santa Angelina
• Dia 29 de agosto, das 13h30 às 15h50 – na UFSCar, atendendo alunos da Escola Estadual Adail Malmegrim Gonçalvez, do Distrito de Água Vermelha
• Dia 30 de agosto, no período da manhã e da tarde - Instituto Federal de São Paulo, atendendo alunos do ensino médio
• Dia 31 agosto, no período da manhã e da tarde - Escola Estadual João Batista Gasparin, atendendo aos alunos do ensino fundamental e médio