COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Coletivo Autista da USP

19/09/2023

Você sabia que existem vários alunos e funcionários com o transtorno do espectro autista (TEA) na Universidade de São Paulo?

Apesar de serem muitos, a comunidade autista da USP enfrenta problemas de invisibilidade, acessibilidade e discriminação. A universidade oferece programas de inclusão, mas ainda temos muito a fazer para os alunos e funcionários com TEA. Por isso, é essencial ter grupos de apoio e suporte a essa população.

O Coletivo Autista da USP (CAUSP) é uma iniciativa dedicada a essa parte da comunidade USP. Nossos objetivos são discutir o TEA, contribuir para a
expansão de pautas relacionadas ao autismo, e criar um local seguro para troca de experiências e apoio mútuo entre membros da comunidade autista.

Atualmente, o CAUSP conta com mais de uma centena de membros. O coletivo cumpre seus objetivos através das mais variadas ações.

Os membros podem participar grupos do WhatsApp para discutir assuntos relacionados ou não ao autismo. Ocasionalmente, organizamos encontros presenciais no campus do Butantã, e queremos promovê-los em outros campi em breve.

Além disso, o coletivo atua em ações de inclusão e acessibilidade da USP. Atualmente, temos plano de criar um site, promover palestras, e realizar um censo.

Membros do CAUSP podem ser alunos de graduação, de pós-graduação ou funcionários que:
• Tenham diagnóstico formal de TEA.
• Estejam em processo diagnóstico, com suspeita profissional de autismo.

Se você tiver interesse em participar do CAUSP, preencha o formulário de inscrição. Entraremos em contato com você em uma semana após o
preenchimento do formulário. Sempre ficamos muito felizes em receber novos membros no coletivo.

Além disso, você pode apoiar o CAUSP seguindo a nossa página no Instagram: @coletivoautista.

Acesse aqui a cartilha sobre os significados dos cordões.