Confira abaixo o passo a passo para formalizar seu estágio:

1) Escolha uma empresa para fazer estágio

Alunos de 4º e 5º anos podem fazer estágio curricular (obrigatório), enquanto alunos dos 1º, 2º e 3º anos podem fazer estágio extracurricular. Ao iniciar as negociações com a instituição concedente de estágio (empresa), você deverá prever prazo mínimo de 15 (quinze) dias para tramitação e assinaturas dos documentos antes do início efetivo da atividade na instituição. Esse prazo é necessário para esclarecimento de eventuais dúvidas entre as instituições e a obtenção das assinaturas em todos os documentos exigidos, tanto na EESC quanto na instituição concedente de estágios.

2) Celebração de convênio de estágio

Fica facultada a celebração de convênio de estágio de graduação entre a EESC e concedentes de estágio. No caso de ser a USP concedente, o convênio é obrigatório.

3) Providencie os documentos necessários

Toda a documentação de estágio deve ser preenchida no computador. A empresa deve assinar todos os documentos e entregá-los ao aluno para que ele procure um professor do seu curso e da EESC para orientá-lo e assinar os planos de estágio.

4) Entregue a documentação completa no Serviço de Estágios (SVERI)

Os documentos podem ser entregues pelo aluno pessoalmente no Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI), ou enviados pelo correio, porém isso deve ser feito antes de o aluno iniciar a atividade de estágio. Endereço para envio:

Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI)
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP
Bloco E1 – 2º andar
Avenida Trabalhador são-carlense, 400 – Parque Arnold Schimidt
CEP 13566-590, São Carlos – SP

5) A documentação é assinada pelo presidente da Comissão de Graduação

Após conferência pelo Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI), a documentação é encaminhada ao Presidente da CG para ser assinada e só então pode ser retirada pelo aluno. O prazo máximo para essa documentação estar assinada é de 10 dias.

6) Solicite matrícula na disciplina Estágio Supervisionado (alunos dos 4º e 5º anos)

Para efetuar a matrícula na disciplina Estágio Supervisionado (obrigatório), os alunos devem providenciar no Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI) toda a documentação pertinente para regulamentação de estágio, e posteriormente solicitar no mesmo Serviço que sua matrícula na referida disciplina seja efetivada.

É necessário que o aluno solicite a matrícula, ela não é feita de forma automática.

7) Conclusão do estágio

Após o término do estágio, o aluno deverá entregar ao professor orientador da EESC o Relatório de Estágio (conforme orientação do professor orientador) e uma declaração de carga horária enviada pela empresa (a declaração deverá ser em papel timbrado da empresa). O docente fará a avaliação e lançará a nota e a frequência na disciplina, que só então será validada como “aprovada”, caso todos os requisitos tenham sido cumpridos. O orientador também deverá enviar a declaração de horas de estágio ao Serviço de Graduação para arquivo no processo do aluno.