Projetos de Pesquisa e Inovação

Laboratório de Desenvolvimento de Próteses Personalizadas para Reabilitação Buco-Maxilofacial, Neurocirurgia e Ortopedia

O desenvolvimento de tecnologias de impressão tridimensional, precisas e acessíveis, forneceu uma nova plataforma para pesquisas inovadoras a serem realizadas no projeto e fabricação de Scaffolds 3D. Processos de Manufatura Aditiva (ou impressão 3D) permitem a produção de implantes anatômicos e específicos do paciente e dispositivos customizados que podem ser projetados com alta capacidade de ajuste e complexidade, abrindo assim novos horizontes no cuidado personalizado à pacientes e pesquisa biomédica.

Dessa forma, proporciona maior segurança e previsibilidade ao paciente em decorrência da utilização de Scaffolds impressos que irão recompor, de forma fidedigna, o defeito ósseo existente, empregando-se materiais biocompatíveis, com propriedades físico-químicas e morfológicas específicas para promover a regeneração óssea. Neste projeto são desenvolvidos e manufaturados Scaffolds, para biofabricação de implantes e próteses personalizadas, utilizando-se materiais biocompatíveis com o objetivo de se obter propriedades mecânicas adequadas (em relação ao osso) e propriedades osteoindutoras, favorecendo a regeneração óssea na área afetada.

Simulações computacionais do componente desenvolvido, bem como do crescimento de tecido são também realizadas de maneira a se ter maior previsibilidade de todo o processo. Dessa forma, proporciona maior segurança e previsibilidade ao paciente e garantem uma otimização dos procedimentos ao profissional de saúde, diminuindo possíveis falhas, reduzindo o tempo cirúrgico e garantindo maior previsibilidade de resultados.

Orientador: Prof. Dr. Jonas de Carvalho (EESC/SEM)
Orientados: Doutorandos Alexandre Z. Hubinger e Fernando Del Monte, mestrando Deivid Madeira


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade motora. A terapia robótica vem sendo recomendada para complementar a terapia convencional dos indivíduos pós-AVC com algumas vantagens como, por exemplo, assistência controlável durante os movimentos, boa dinâmica na terapia (repetitividade de tarefas), maior motivação durante o treinamento através do uso de jogos interativos e a redução de custos no cuidados de saúde. Estudos com dispositivo robótico de tornozelo (exoesqueleto Anklebot®) têm sido realizados com o propósito de facilitar os movimentos do tornozelo em indivíduos hemiparéticos e, assim, reduzir as limitações pós-AVC.

Ensaios clínicos têm mostrado efeitos positivos da terapia robótica (Anklebot) sobre a marcha de pacientes hemiparéticos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar o efeito da terapia robótica com o exoesqueleto Anklebot® sobre o desempenho neuromuscular e funcional de indivíduos hemiparéticos crônicos.

Orientador: Prof. Dr. Adriano Almeida Gonçalves Siqueira (EESC/SEM)
Orientados: Pós-doutoranda Marcela de Abreu Silva Couto, graduanda Laryssa Debora Calegaro Maria

Uso da Terapia Robótica para a Reabilitação Neurológica:
Uma ênfase na Articulação do Tornozelo

Neurocognitive Engineering Lab
-
Laboratório de Engenharia Cognitiva

A visão deste projeto de cinco anos é construir uma plataforma open-source para a modelagem cognitiva do cérebro, oferecendo suporte para futura reabilitação cognitiva.

O objetivo do projeto é o entendimento multi-nível, integrado do cérebro, sua estrutura e função, através do desenvolvimento e uso de informações e tecnologias de comunicação.

Orientadores: Prof. Dr. Glauco Augusto de Paula Caurin (EESC/SEM) e Prof. Dr. Alexandre Claudio Botazzo Delbem (ICMC).
Orientados: Doutorando Iman Ghodratitoostani.


A alta taxa de músculos e problemas esqueletais em trabalhadores nos serviços de ambulância, são muito comuns em todo o mundo. A falta de fatores ergonômicos positivos para os operadores de ambulância podem levar à postura problemas, vibração excessiva do corpo e problemas  psicossociais.

No Brasil, há muitos casos de exposição de profissionais a riscos ergonômicos, biológicos químicos e de lesões traumáticas. Estes casos estão sendo estudados, mas os estudos são ainda incipientes, tendo em vista as áreas territoriais do país.

Além disso, o aumento do tráfego nas cidades de grande e médio - porte , requer maior autonomia de ambulâncias, até que atinjam um hospital. Em face dos problemas, é necessário desenvolver um trabalho de reconstrução de ergonomia , funcionalidade, estética e autonomia dentro das ambulâncias usadas em cidades brasileiras e dos EUA.

Este projeto de pesquisa propõe uma reformulação da estrutura funcional do interior de uma ambulância, mudando suas características conceituais, de desenho e ergonomia para que pacientes e trabalhadores sofram menos com problemas músculo – esqueléticos.

Orientador: Prof. Dr. Luís Carlos Passarini (EESC/SMM)
Orientados: Pós-doutorando Paulo Sergio Torquato Vanucci

Design Conceito do Interior de uma Ambulância através da Orientação à Funcionalidade e a Ergonomia
-
Abordagem pelo Packing

ThinkMilk

O projeto ThinkMIlk se refere ao desenvolvimento de um processo inovador de ordenha baseado em sensores automatizados e de baixo custo para criadores de gado leiteiro, a fim de melhorar a saúde do rebanho (vacas, búfalos, cabras etc.) e garantir a qualidade do leite compatível com os padrões internacionais. Ele trará uma tecnologia de rastreabilidade de ponta a ponta que reduz custos tanto do lado do produtor quanto do setor, fechando um ciclo de feedback entre produtores e cooperativas de laticínios, custando menos que as tecnologias dos concorrentes similares e usando algoritmos para prever doenças com antecedência, além de estimar o preço do leite com base em sua qualidade.

O projeto Thinkmilk visa à criação de uma startup e está aprimorando a primeira versão do protótipo para definir limites de detecção e compará-lo com um método de referência. Os primeiros testes começaram em 2016, durante a Oficina de Inovação promovida pela Agência USP de Inovação (Auspin) em parceria com o Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin) e o CEAS.

Orientadores: Prof. Dr. Daniel Varela Magalhães (EESC/SEM)
Eng. Bruno Felipe De Azevedo Santos

Projetos Finalizados

Desenvolvimento de uma Metodologia para simular o comportamento Mecânico a longo prazo de Estruturas em Polímeros Biodegradáveis

Orientadores: Prof. Dr. André Ferreira Costa Vieira (EESC/SEM) e Prof. Dr. Marcelo Leite (EESC/SEA)
Orientado: -

Desenvolvimento de Metodologias Clínicas para Análise da Qualidade Óssea por Microtomografia e Tomografia de Raio-X

Orientador: Prof. Dr. José Marcos Alves (EESC/SEL)
Orientados: Pós-doc Alessandro Marcio Hakme da Silva