PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação da USP para as atividades didáticas de graduação e sua composição consiste em duas etapas:

1. Preparação Pedagógica: consiste na participar da disciplina SEL5720 – Preparação Pedagógica ou de uma das disciplinas indicadas pelo PAE-EESC.
  2. Estágio Supervisionado: sob a supervisão do docente responsável, atuar em atividades acadêmicas dos cursos de graduação da EESC, como seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos, discussão de tópicos em pequenos grupos, organização e participação de plantões para elucidar dúvidas, aplicar provas e exercícios, e ministrar aulas em até 10% da carga horária total da disciplina).

O PAE é opcional aos alunos de Pós-Graduação da USP, exceto para os bolsistas de Doutorado CAPES, que deverão cumprir o Programa para atender às exigências da Portaria nº 034, de 30 de maio de 2006, da CAPES, quanto ao requisito “Estágio em Docência”.

As informações sobre período de inscrição e processo seletivo constam em PAE-EESC.

Para solicitar aproveitamento de Créditos PAE, o aluno deve anexar o formulário abaixo e o certificado de participação no PAE no Sistema Janus – Requerimentos.

Formulário para Aproveitamento de Créditos PAE