História e Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da USP-São Carlos foi criado em 1975 com o Mestrado, estendeu-se ao Doutorado em 1997, o qual foi reconhecido pela CAPES em 2000 tendo sua primeira tese defendida nesse ano.

Ao longo de sua trajetória formou aproximadamente mil e quinhentos alunos, entre mestres e doutores, com milhares de trabalhos publicados em veículos de alto impacto científico, diversos prêmios em eventos científicos, com destaque para o Premio CAPES de Tese 2008 – Engenharia IV. A excelência dos trabalhos é reconhecida pela comunidade por meio da consolidação do conceito 07 nas últimas avaliações da CAPES e sua participação no PROEX – Programa de Excelência Acadêmica.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da EESC-USP tem por objetivo a geração de conhecimento, a promoção da ciência e a formação de recursos humanos com amplo domínio de seu campo de saber dentro das áreas de concentração: Processamento de Sinais e Instrumentação; Sistemas Dinâmicos; Sistemas Elétricos de Potência e Telecomunicações.

Para atingir estes objetivos oferece regularmente diversas disciplinas que promovem a estruturação do conhecimento dentro de suas áreas de concentração e apoiam o desenvolvimento dos trabalhos de mestrado e doutorado. Oferece também disciplinas pedagógicas e oportunidade de estágios supervisionados para a docência. Todo o conjunto de atividades é planejado para promover a formação dos alunos sob o ponto de vista teórico-científico e tecnológico, preparando-os tanto para a carreira acadêmica e pesquisa quanto para atuar nos setores industriais e de serviços.

Embora concebido para engenheiros eletricistas, eletrônicos e de computação, o programa acomoda alunos com diferentes formações, incluindo outras áreas da engenharia, matemáticos, físicos e bacharéis em computação.