Exame de proficiência em língua

Os estudantes deverão demonstrar proficiência em língua inglesa, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado e Doutorado Direto. Não será exigida demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.

O prazo para a demonstração de proficiência em língua inglesa para o mestrado será o mesmo prazo para a inscrição no exame de qualificação, ou seja, 12 meses.

Para o Doutorado e Doutorado Direto, a demonstração de proficiência em língua inglesa será exigida no ato da matrícula.

Os certificados de proficiência aceitos, com as respectivas pontuações mínimas encontram-se na Tabela.

Tanto no Mestrado quanto no Doutorado e Doutorado Direto, poderão ser aceitos os Exames de Proficiência realizados até 4 (quatro) anos antes da data de inscrição do estudante como aluno regular.

Outros exames de proficiência em língua inglesa, de características e nível similar àqueles especificados, poderão ser aceitos por solicitação do aluno de mestrado e após avaliação da CCP.

Também será aceito como demonstração de proficiência em língua inglesa a comprovação que indique que o aluno estudou ou exerceu qualquer outra atividade intelectual pelo período mínimo de um ano em país de língua inglesa.