Exposição na EESC-USP homenageia centenário do professor Lafael Petroni
06 de dezembro de 2018
Assessoria de Comunicação

Em comemoração ao Dia do Engenheiro, celebrado no dia 11 de dezembro, o Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) realiza uma exposição que homenageia o centenário do professor emérito da EESC-USP, Lafael Petroni. A mostra reúne informações sobre a vida e trajetória profissional do docente, além de uma exposição digital de prédios icônicos de São Carlos projetados por ele, e pode ser visitada até o dia 14 de dezembro.

Professor Lafael Petroni foi vice-diretor da EESC-USP na gestão de 1980 a 1984, tendo construído uma marcante carreira como professor do extinto Departamento de Arquitetura e Urbanismo no período de 1954 a 1987. Petroni foi um dos primeiros colaboradores no início das atividades acadêmicas da EESC-USP e, após sua aposentadoria, recebeu o título de professor emérito da Instituição. Falecido em 2015, o docente teria completado 100 anos em 18 de junho deste ano.

Como engenheiro civil, também teve um grande destaque profissional na cidade de São Carlos e durante 30 anos foi diretor de obras da Prefeitura Municipal de São Carlos. Reconhecido e homenageado por diversas autoridades e instituições, Petroni projetou numerosas obras residenciais e prediais na cidade, sendo as mais importantes a Catedral de São Carlos, o Bloco E-1, o Teatro Municipal de São Carlos (hoje reformado e descaracterizado), Palácio Episcopal e seu anexo, a sede social do São Carlos Clube, a Praça Dr. Christiano Altenfelder Silva (Praça da XV), uma passagem superior e duas inferiores da Linha Tronco da Companhia Paulista e a Estação de Tratamento de Água do SAAE.

Saiba mais sobre a trajetória do professor acessando http://e.usp.br/cug.

A exposição faz parte das atividades comemorativas dos 65 anos da EESC-USP e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h30. A Biblioteca da EESC está localizada na área 1 do campus da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Mais informações com o Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes da EESC-USP no telefone (16) 3373-9247 ou e-mail biblioteca@eesc.usp.br.

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://e.usp.br/cuh

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dkFotos institucionais: http://e.usp.br/8on-----------------------------------------------------------------------------------


Veja também