EESC jr. ganha "Prêmio de Excelência em Gestão" em encontro nacional do segmento
10 de setembro de 2015
Assessoria de Comunicação

A premiação ocorreu durante o "XXII Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ)", fomentado pela Confederação Brasil Junior e que ocorreu entre os dias 13 e 17 de agosto, em Brasília, contando com a participação de mais de 2,3 mil membros de todo o Brasil. Para participar do evento, 40 integrantes da EESC jr. tiveram o apoio da Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) e do Departamento de Engenharia de Produção no transporte para a capital do País, a fim de aproveitarem quatro dias de palestras, workshops e discussões sobre mercado, educação, política e sociedade, além de compartilharem práticas com outras empresas juniores.O prêmio possui três categorias: 125, 250 e 500 pontos, que correspondem ao nível da estrutura organizacional da empresa júnior comparado a um modelo ideal pré-estabelecido. Das organizações vinculadas à Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), a EESC jr. alcançou a marca máxima, ganhando um troféu e um certificado, consolidando-se como referência nacional. Concorreram ao prêmio 83 empresas de 17 federações – que representam as EJs dos estados brasileiros – sendo que 15 foram premiadas dentro da escala de pontuação.Para participar a equipe passou por duas etapas, sendo a primeira o preenchimento de um formulário com diversas questões que abordavam os critérios de liderança, estratégia, processos, projetos, clientes e gestão. As empresas que atingiram o nível mínimo de 25% da pontuação máxima já foram reconhecidas e passaram para segunda fase, na qual é realizada uma auditoria por meio de uma entrevista remota, avaliando 30 indicadores coletados dos últimos três anos de atividades.Segundo o presidente da EESC jr., Klynsmann Diogo Cauduro Bagatini, para ter o reconhecimento a empresa precisa ter uma estrutura bem definida, avaliada e otimizada constantemente, mantendo um bom relacionamento com clientes, além de gestão e otimização de projeto e o gerenciamento de serviços, recursos humanos e área financeira. “Tudo precisa estar funcionando bem para que o reconhecimento de modelo ideal de empresa aconteça”, salientou.Além do prêmio, a EESC jr. também foi contemplada com a entrega do Selo EJ, um certificado que atesta a regularidade jurídica da empresa júnior por meio de uma série de documentação como CNPJ, estatuto, regimento interno e livro diário. O resultado das contempladas foi divulgado durante a "Assembleia Geral Ordinária" da FNQ, que contou com mais de 100 líderes entre presidentes e diretores das empresas juniores de todo o país.O mérito não veio por acaso, já que EESC jr. é a única do Brasil a atingir todos os critérios estabelecidos na primeira coleta dos documentos por três anos consecutivos. “O principal benefício do selo é a garantia jurídica, para que não haja problemas tanto para empresa quanto aos clientes. Se a empresa júnior não estiver regularizada nas duas coletas realizadas, perde alguns benefícios no ano seguinte”.De acordo com Bagatini, os dois reconhecimentos contribuem para trazer ainda mais prestígio à Escola e à EESC jr., que tem tido um ano de grandes conquistas, sendo elas: competição de cases no "Encontro Sul-Brasileiro de Empresas Juniores (ESEJ)", em Santa Maria, RS; melhor apresentação de case e segundo melhor case na categoria Case Colaborativo através de um projeto realizado em parceria com a Engrenar Jr (empresa júnior de engenharia mecânica da UFSCar) no "Encontro Paulista de Empresas Juniores (EPEJ)", em Atibaia, SP, e também, neste mesmo evento, 1º e 3º lugares na competição de workshops com os temas de "Cultura Organizacional" e "Gestão de Pessoas".Com 23 anos em atividade, a EESC jr. tem como principal objetivo a formação pessoal e profissional de seus membros. “Mais do que fazer projetos e eventos, entre outras atividades, acreditamos muito no processo de desenvolver pessoas para fazerem a diferença nos ambientes em que forem inseridas, sejam vinculadas ao empreendedorismo, indústria ou gestão. As competições e prêmios conquistados são, ao mesmo tempo, uma forma de motivação e gratificação ao desempenho em equipe e evidência de que a empresa ganha, agregando ainda em seu benefício valiosos aprendizados e contatos”, destacou o presidente.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USPFotos: Keite Marques

-----------------------------------------------------------------------------------Fotos para download:

Crédito: Keite Marques-----------------------------------------------------------------------------------