Professor recebeu título de "Profissional Homenageado do Ano de 2014"
31 de março de 2015
Assessoria de Comunicação

A sessão solene foi presidida pelo vereador Marquinho Amaral, que entregou também o título de "Profissional do Ano de 2014" ao engenheiro civil Márcio Luis de Barros Marino. O evento contou com a presença do procurador geral do Município, Waldomiro Bueno de Oliveira, representando o prefeito Paulo Altomani, e do diretor da EESC-USP, Paulo Sérgio Varoto. Também compareceram o presidente da AEASC, Giuliano Cardinalli, e o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), Vicente Malzoni Netto.Emocionado, em seu discurso Lombardi recordou alguns personagens e momentos que marcaram sua trajetória como docente da Escola, destacando sua gratidão pelo título recebido. “Estou feliz e honrado pela homenagem. Acredito que durante minha carreira pude contribuir e apoiar a comunidade interna e externa da Universidade, oferecendo oportunidades de aprendizado e ofício. Ao longo dos anos, reencontrar e constatar que esses aprendizes se tornaram grandes profissionais me deixa extremamente satisfeito”, afirmou o professor.A indicação ao título foi feita pelo engenheiro e secretário da AEASC, Diniz Fernandez, que foi aluno de Lombardi em 1983. Ele comentou que conheceu o docente durante sua pós-graduação na área de térmica dinâmica e que, apesar de ter interrompido os estudos por ter conseguido uma oportunidade na indústria, ressaltou que o tempo de convivência com o professor foi muito valioso para sua atuação profissional.“O professor sempre foi entusiasta da interação da universidade com a indústria, transformando conhecimento em soluções. Ele é um engenheiro e educador nato de uma geração dedicada e pioneira em muitas pesquisas, e, ao mesmo tempo em que exigia disciplina, dava a liberdade no trabalho. Lombardi pertence a um grupo seleto não só de capacidade técnica, mas também humana, que buscou sempre formar além de profissionais, cidadãos de qualidade comprometidos com o desenvolvimento da sociedade”, destacou Fernandez.

PerfilO professor Lombardi possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1956, além do título de doutor, em 1971, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP, onde atuou como livre docente, a partir de 1992, e professor titular, de 1995 a 2001. Atualmente é professor aposentado, mas atua como colaborar no Núcleo de Engenharia Térmica e Fluidos (NETeF) da Escola. É curador da Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos, assessor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e pesquisador assistente da Universidade de Minnesota, EUA, além de coordenar um programa de pesquisa do Fundo de Incentivo a Pesquisa Técnico-Científica do Banco do Brasil. Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em fenômenos de transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: alcooleira integrada, energias renováveis, etanol, cana de açúcar e fluidização.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USPcom informações da Câmara Municipal de São Carlos

-----------------------------------------------------------------------------------

Fotos para download:

Crédito: Keite Marques