Equipe EESC-USP Formula SAE realiza lançamento de seu novo carro
21 de agosto de 2014
Assessoria de Comunicação

Após meses de trabalho e empenho, a Equipe EESC-USP Formula SAE da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) lançou seu novo carro de competição no último dia 13 de agosto no Espaço Primavera, localizado no andar térreo do Bloco E-1. Batizado como E-12, o protótipo recebeu melhorias a partir do último projeto para conseguir maior economia e desempenho na pista, visando participar da competição Formula SAE Brasil que ocorrerá de 17 a 19 de outubro em Piracicaba.

O diretor da equipe, Murilo Rigonato, afirmou que o principal objetivo para a conclusão do projeto foi realizar uma reformulação na equipe para desempenhar um trabalho melhor, de forma mais técnica e profissional. “Neste ano estamos muito confiantes. Tentamos colocar na cabeça da equipe que o único desejo no projeto é vencer competição, e que por isso temos que dar o nosso melhor. É muito mais animado e gostoso trabalhar com esse foco, pois ninguém sente o trabalho como uma obrigação”, definiu.

A antecedência no prazo para terminar e lançar o carro foi outro objetivo alcançado pela equipe, diferente de outros anos em que o veículo era apresentando pouco tempo antes da data da competição, não permitindo a realização de mais testes e reparos.

Rigonato comentou que foram mantidos alguns detalhes básicos do modelo anterior do protótipo, como aerodinâmica e integração entre suspensão e transmissão, para aliviar peso e facilitar a manutenção. Na parte de eletrônica ocorreram algumas mudanças, como a integração de um GPS mais moderno e um ‘data locker’ – software que faz a leitura de informações sobre o funcionamento do veículo e as salva, mesmo quando não estiver conectado a um computador.

“O principal objetivo foi deixar o projeto mais enxuto a fim de sobrar mais tempo para manufatura e montagem, conseguir um melhor acabamento, além de garantir mais testes e aumentar a confiança para completar as provas sem riscos de pane. Além disso, com as mudanças, o carro deve ficar mais econômico e mais veloz por causa da redução de peso de algumas peças”, explicou o diretor.

Antes da apresentação oficial do carro, ocorreu no Anfiteatro Jorge Caron da EESC-USP uma palestra com o engenheiro e ex-aluno aluno da Escola, ingressante do ano 1997, Linus de Paoli, que atualmente exerce o cargo de supervisor do time responsável por performance e economia de combustível no Campo de Provas da Ford, em Tatuí.

Paoli destacou que o principal diferencial de um engenheiro formado que participou desse tipo de projeto extracurricular é a possibilidade de vivenciar e formar com antecedência uma dinâmica de desenvolvimento de produto muito similar à da indústria. Por exemplo, toda a parte de concepção de produto, projetos, análises computacionais, execução, construção e validação de protótipos, além das interações e discussões de compromisso entre as áreas de serviço.

O engenheiro salientou que cultivar essa experiência na graduação acaba acelerando o desenvolvimento para o mercado de trabalho, isto é, faz com que o profissional traga consigo uma maturidade maior e o melhor entendimento do ambiente. Também oferece uma bagagem de desenvolvimento de veículos que poucos engenheiros vão ter apenas com a estrutura curricular dos cursos de engenharia. Outro ponto importante é que esse tipo de projeto faz com que o estudante se acostume a um ambiente com muitas pessoas e opiniões, aprendendo a conciliar os interesses para trabalhar em equipe.

“Os grupos extracurriculares são muito mais do que viver a teoria na prática: são já vivenciar um ambiente de indústria antes do fim da graduação. Isso faz com que o engenheiro seja mais maduro, e o crescimento profissional seja mais rápido”, explicou Paoli.

Contando com a presença de amigos e familiares dos integrantes da equipe na plateia, o diretor da EESC-USP Formula SAE tomou a palavra e apresentou com satisfação o passo a passo de toda a trajetória dos integrantes para concluírem o projeto. Rigonato explicou os detalhes técnicos, as principais mudanças e os conceitos aplicados para obter o melhor desempenho. Segundo ele, o protótipo E-12 é considerado pela equipe como o melhor carro de competição já projetado em todas as edições.

Após a apresentação, o público deslocou-se ao Espaço Primavera, onde pôde participar de um coffee break e visitar os estandes dos patrocinadores. Um vídeo foi transmitido revelando os melhores momentos vividos pela equipe durante o desenvolvimento do projeto. Ao final, todos dirigiram-se para o lado externo, onde finalmente conheceram o novo carro.

Em uma área reservada embaixo do Bloco E-1, o piloto da equipe realizou algumas voltas para testar e demonstrar o desempenho do veículo, encerrando em grande estilo a noite de lançamento.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------

Fotos para download: