Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP abre inscrições para o segundo semestre
09 de maio de 2014
Assessoria de Comunicação

Até o dia 16 de maio estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), o qual oferece vagas para os cursos de mestrado e doutorado com início no segundo semestre de 2014. Tendo formado mais de 600 mestres e 300 doutores, o Programa – atualmente um dos sete em Engenharia Mecânica no país com conceito Capes maior ou igual a 6 – visa gerar recursos humanos qualificados para atuar em pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia e Ciências Mecânicas e é composto pelas seguintes áreas de concentração e linhas de pesquisa: - Área de concentração: AeronavesLinhas de pesquisa: Aerodinâmica e Aeroacústica; Aeroelasticidade e Dinâmica de Vôo; e Estruturas Aeronáuticas.- Área de concentração: Dinâmica de Máquinas e SistemasLinhas de pesquisa: Dinâmica de Máquinas; Mecatrônica e Instrumentação; e Vibrações e Acústica.- Área de concentração: ManufaturaLinhas de pesquisa: Automação da Manufatura; Planejamento e Simulação de Sistemas de Manufatura; e Processos de Manufatura.- Área de concentração: MateriaisLinhas de pesquisa: Engenharia de Superfície; Mecânica da Fratura e Fadiga dos Materiais; e Tratamento Térmico, Tribologia e Soldagem.- Área de concentração: Projeto MecânicoLinhas de pesquisa: Metrologia; Projeto de Máquinas; e Tribologia e Novos Materiais.- Área de concentração: Térmica e FluidosLinhas de pesquisa: Energia e Poluição; Escoamentos Multifásicos; e Motores de Combustão Interna. O processo seletivo consistirá de análise curricular e exame de ingresso, conforme os termos estabelecidos no Edital. Todos os currículos dos candidatos serão analisados pela Comissão de Seleção e será levada em consideração a adequação do perfil do candidato aos estudos vinculados ao PPGEM. Alunos em regime de dedicação integral podem se candidatar a bolsas de estudo. O Edital, a ficha de inscrição e a relação dos documentos necessários encontram-se na página www.eesc.usp.br/ppgem. Para mais informações entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC, localizada no campus 1 da USP em São Carlos, sito à Av. Trabalhador São-Carlense, 400, Caixa Postal Nº 369, telefones (16) 3373-9401, fax (16) 3373-9402 e e-mail posgrem@sc.usp.br.