"Um Brasil, dois olhares" é tema de exposição da biblioteca da EESC-USP
21 de agosto de 2013
Assessoria de Comunicação

A Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, até o dia 13 de setembro, a mostra fotográfica "Um Brasil, dois olhares - o Brasil captado pelas lentes de um brasileiro e de um russo".

Composta por fotografias do russo Vladimir Fokin e do brasileiro Clever Ricardo Chinaglia, produzidas entre 2008 e 2012, a exposição mostra tanto um Brasil que poucos conhecem – como a Trilha do Pati, na Chapada Diamantina (BA), e uma caverna na região inexplorada do Vale do Ribeira (SP) –, quanto um país comum, com rostos, cores e sabores característicos. Também faz parte da mostra um Brasil que ninguém vê, formado pelo micromundo dos cristais e das microestruturas, elementos que os fotógrafos exploram em seus trabalhos científicos.

A primeira exposição dessas fotos aconteceu no ano passado, na Rússia, na Galeria de Arte do Fundo Soviético de Cultura.

A Biblioteca da EESC fica no campus 1 da USP em São Carlos, localizado à Avenida Trabalhador são-carlense, 400.

Sobre os autoresVladimir Fokin é russo, tem 67 anos e é pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É um fotógrafo entusiasta, interessado especialmente em retratar pessoas e seu entorno cultural. Também entusiasta, o fotógrafo Clever Ricardo Chinaglia é brasileiro, tem 42 anos e é pesquisador no Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Engenheiro de materiais por profissão, é montanhista de coração e participou da fundação do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (Cume), em 1991. Tem especial interesse em fotografar a natureza.