EESC 60 anos: Eventos comemorativos começam na próxima semana
01 de março de 2013
Assessoria de Comunicação

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promove na sexta-feira, dia 8, a partir das 10 horas, a solenidade de abertura das comemorações de seus 60 anos, com a realização da palestra O Engenheiro como Agente de Mudança para uma Sociedade Sustentável: Perfil e Desafios.

O tema será abordado pelo jornalista e consultor Washington Novaes e vem ao encontro das ações para implementação de uma política institucional de sustentabilidade na EESC, que contemple de forma ampla e integrada as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Aberto ao público, o evento acontecerá no Anfiteatro Jorge Caron, campus1, e será transmitido ao vivo pela IPTV-USP.

Em dezembro do ano passado, em âmbito interno, foi realizada uma reunião solene da Congregação, órgão deliberativo de instância máxima da Unidade, na qual foram lançados o hotsite alusivo às comemorações e um selo dos Correios, já presente em todas as correspondências emitidas.

Confira a seguir os outros eventos programados:

8 de março

Local: Campo de futebol do campus

15h30 – Campeonato de Futebol (alunos, professores, funcionários e amigos)

22 de março

8h30 – Mesa-redonda Pioneiros da EESC

10h – Lançamento do totem dos funcionários pioneiros

14h – Mesa-redonda Empreendedores da EESC

16h – Mesa-redonda Engenharia & Desenvolvimento

10 a 21 de abril

Local: Shopping Iguatemi São Carlos

Exposição sobre a história da EESC

Local: Centro Cultural do Campus

19h - Exposição de fotos e apresentação musical de ex-alunos

Encontro dos alunos egressos (evento por adesão)

9h – Palestra Unidades que nasceram da EESC

11h – Inauguração do 6º Pórtico das Décadas

19h30 – Local: Câmara Municipal de São Carlos

Sessão solene em homenagem aos 60 anos da EESC

Local: Anfiteatro Jorge Caron

Reunião do Conselho de Pós-Graduação da USP (âmbito interno)

10 de maio

14h - Palestra EESC de Classe Mundial: desafios e perspectivas

BOX

Sobre Washigton Novaes

Washington Novaes é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1957, e jornalista há 53 anos.

Foi repórter, editor, diretor ou colunista em várias das principais publicações brasileiras: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Última Hora, Correio da Manhã, Veja e Visão.

Na televisão, foi durante sete anos editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional, da Rede Globo. Comentarista de telejornais das Redes Bandeirantes e Manchete, além do programa Globo Ecologia.

Como produtor independente de televisão, dirigiu as séries “Xingu – a terra mágica”, “Kuarup”, “Pantanal” e “Xingu – a terra ameaçada”. Ganhou vários prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e televisão, entre eles medalhas de ouro e prata em festivais mundiais de televisão em Nova York, Havana, Seul e Portugal, o Prêmio de Jornalismo Rei de Espanha, o prêmio do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Serra da Estrela (Portugal), o troféu Golfinho de Ouro e o Prêmio Esso Especial de Meio Ambiente. Ganhou também o Prêmio Unesco de Meio Ambiente 2004 e o Prêmio Prof. Azevedo Netto 2004, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Foi Secretário de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal nos anos de 1991 e 1992.

Tem vários livros publicados, entre eles “Xingu” (Brasiliense), “A quem pertence a informação” (Nova - Assessoria e Publicações), “A Terra pede água” (Sematec/BSB) e “A Década do Impasse” (Editora Estação Liberdade). Participa de vários livros com outros autores.

Foi consultor do “Primeiro Relatório Brasileiro para a Convenção da Diversidade Biológica”, dos “Relatórios sobre Desenvolvimento Humano” da ONU, de 1996 a 1998, sistematizador da “Agenda 21 Brasileira - Bases para a Discussão”.

Atualmente é colunista dos jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Popular” (de Goiânia, onde vive). Na TV Cultura de São Paulo é supervisor de Biodiversidade e comentarista do programa “Repórter Eco”.

Realizou em 2001 para a TV Cultura a série de cinco programas “Desafio do Lixo”, gravada em 9 países e 10 Estados brasileiros; nos anos seguintes, além dos documentários “Primeiro Mundo É Aqui”, sobre biodiversidade, “A Década da Aflição” e “Depois da Rio + 10” (2002), ambos sobre a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, na África do Sul, realizou “Cerrado Urgente” (2003), sobre a situação dramática do segundo maior bioma brasileiro, ameaçado de extinção, “Biodiversidade – No Rastro do Cometa” (2004), sobre a biodiversidade na cidade de São Paulo, sua perda e os problemas decorrentes, além de um documentário sobre a Caatinga.

Em 2007 como produtor independente de televisão, produziu e dirigiu a série “Xingu – a terra ameaçada” exibida na TV Cultura e Rede Brasil em 16 episódios, a série ganhou prêmio internacional no Festival de Cinema Ambiental de Portugal.

Representou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 brasileira.

Em 2009 recebeu o título de “doutor honoris causa” pela Universidade Federal de Goiás.

FOTOS:

Selo comemorativo e Washington Novaes