Manual da Fuvest 2021 já está disponível
26 de agosto de 2020
Assessoria de Comunicação

Os interessados em uma vaga nos cursos de graduação da USP já podem consultar gratuitamente informações sobre o próximo vestibular no Manual do Candidato 2021, disponibilizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelas provas. A publicação está disponível no site da entidade neste link.

A versão disponível na internet, em formato PDF, possui a relação de carreiras e cursos, informações sobre inscrição, provas, matrículas, além do edital completo do concurso.

As inscrições para o vestibular deverão ser realizadas de 31 de agosto e 23 de outubro de 2020 no site da Fuvest. Para pagar a taxa de inscrição de R$ 182,00, é preciso gerar o boleto até 23 de outubro e efetuar o pagamento nos bancos ou pela internet até 27 de outubro, antes do encerramento do expediente bancário. O período para solicitação de isenção da taxa já foi encerrado.

Os locais de exame da primeira fase serão divulgados no dia 14 de dezembro e a prova será no dia 10 de janeiro de 2021. Já as provas da segunda fase acontecem nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.

Para o ano de 2021, a USP oferece 11.147 vagas em diversos cursos de graduação, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. Outras 2.905 vagas são destinadas pela USP para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem). Confira aqui a tabela geral de vagas por curso.

Resumo das principais datas do vestibular da Fuvest 2021

Período de
inscrição

31 de agosto a
23 de outubro de 2020

Pagamento
da taxa

até 27 de outubro

Divulgação dos locais de exame da primeira fase

14 de dezembro

Prova da
primeira fase

10 de janeiro de 2021

Provas da
segunda fase

21 e 22 de fevereiro

Divulgação da primeira lista de aprovados

Mudança nas provas de habilidades específicas

Em razão da pandemia, os exames de habilidades específicas sofreram alterações que devem ser consultadas na página 58 do Manual do Candidato. Elas são aplicadas aos classificados na primeira fase e são de caráter eliminatório e classificatório. Confira um resumo das orientações:

Artes Visuais – cancelamento da prova específica

Para o curso de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura) a seleção dos candidatos ocorrerá a partir da classificação obtida nas provas da primeira e segunda fase do vestibular

Música (São Paulo) – prova específica em formato virtual

As provas de habilidades específicas para o curso de Música serão realizadas de 23 a 27 de fevereiro em formato não presencial, utilizando material audiovisual que será disponibilizado pelo candidato em uma área exclusiva no site da Fuvest. Para garantir condições de igualdade aos candidatos, o único recurso de gravação que será aceito é o telefone celular.

De acordo com o instrumento e a habilitação escolhida no ato da inscrição, os candidatos deverão enviar vídeos com performances de obras musicais e depoimentos sobre sua relação com o curso escolhido. No caso da licenciatura, será exigido também um depoimento sobre uma obra bibliográfica. Já os candidatos a composição deverão apresentar, além dos vídeos, um portfólio. As informações sobre o portfólio, bibliografia e obras musicais solicitadas, assim como duração e especificações técnicas dos vídeos, estão disponíveis no Manual do Candidato.

Música (Ribeirão Preto) – prova específica em formato virtual

As provas para o curso de Música no campus de Ribeirão Preto, que acontecem de 23 a 27 de fevereiro, deverão ser gravadas em vídeo e enviadas exclusivamente pela internet, no site da Fuvest, conforme as regras que constam no Manual do Candidato.

Artes Cênicas – prova específica em formato misto

Para ingressar no curso de Artes Cênicas, os candidatos serão avaliados de 23 a 26 de fevereiro em um formato misto, contando com provas escritas e orais realizadas presencialmente e uma atividade prática a ser apresentada em vídeo.

Para a parte prática, os candidatos receberão, no primeiro dia de prova, estímulos e referências para a realização de um vídeo no celular, cujo upload deverá ser feito na área exclusiva no site da Fuvest. As especificações técnicas para os vídeos e outras informações sobre o exame específico estão no Manual do Candidato.

.

Com informações da Fuvest e Escola de Comunicações e Artes