Projeto da EESC é premiado em simpósio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão
27 de setembro de 2012
Assessoria de Comunicação

O trabalho é coordenado pelo professor Ivan Nunes da Silva, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e foi apresentado pelo aluno Rafael Guedes Lang.

Ao todo, foram mais de 600 projetos inscritos, sendo que na Área 1 (Engenharia, Matemática, Computação, Química, Física e afins) somente o da EESC e outro da ESALQ receberam a distinção.

O objetivo principal do projeto é estender aos estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Avançados em Robótica (hoje chamado Warthog Robotics), composto por alunos de diversos cursos do Campus de São Carlos da USP.

O futebol de robôs tem sido um dos métodos mais criativos e originais para disseminar o conhecimento, pois abrange a resolução de problemas complexos envolvendo visão computacional, inteligência artificial, processamento de imagens, mecatrônica, sistemas de comunicação, processos em tempo-real, etc.

Para tais propósitos, robôs móveis didáticos e programas computacionais amigáveis foram desenvolvidos, com a finalidade de disponibilizar um ferramental didático e lúdico para possibilitar aos professores de ensino médio e fundamental a aplicação de atividades que exercitassem o raciocínio e o trabalho em equipe, por intermédio da criatividade, ciência, arte e tecnologia.

“As atividades realizadas têm sido muito bem recebidas pelo público, alcançando-se aqui a meta de informar, ensinar e despertar o interesse dos jovens pela robótica e tecnologia. Tudo isso leva a um interesse maior pela investigação científica/tecnológica e destaca também o papel importante da USP frente às atividades de cultura e extensão universitária”, ressaltou o professor.

O Simpósio

O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro de 2012, no Paço das Artes, no Campus da Capital, e teve como objetivo, debater, divulgar, avaliar e proporcionar troca de experiências nas questões relativas à cultura e extensão na Universidade de São Paulo.