ANP e Petrobras oferecem bolsas de mestrado e doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica na EESC-USP
27 de setembro de 2019
Assessoria de Comunicação

O Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) informa que estão disponíveis bolsas para mestrado e doutorado financiadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Petrobras. As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro.

Em um dos projetos, os alunos selecionados atuarão no estudo teórico e experimental de escoamentos de óleo e gás que ocorrem nos poços do Pré-sal. A pesquisa contempla a injeção de produtos químicos e uso de 'machine learning' para otimizar a produção.

No outro projeto, que tem estreita relação com a área de engenharia mecatrônica, os alunos devem desenvolver um medidor de vazão sônico inovador para aplicação em plataformas de petróleo offshore.

Os interessados devem se inscrever no processo seletivo para o primeiro semestre de 2020 do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da EESC, disponível em http://e.usp.br/ege.

Confira mais detalhes sobre as oportunidades no site do Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais da EESC, em https://bit.ly/2nMxw2f.

Outras informações podem ser obtidas com o professor Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC pelo telefone (16) 3373-8335 ou e-mail oscarmhr@sc.usp.br.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Adaptação de Oscar M. H. Rodriguez

 


Veja também