Projeto da EESC-USP que oferece ioga e meditação completa um ano
22 de julho de 2019
Assessoria de Comunicação
(Confira esse texto em uma publicação digital acessando https://adobe.ly/2JKAQUn)
No dia 20 de julho, o projeto "Cultura do bem-estar: práticas para uma vida acadêmica saudável" completa um ano de seu lançamento e já acumula mais de 700 vagas oferecidas. Criado pela Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), ele visa diminuir os altos níveis de estresse vivenciados pela comunidade universitária com a oferta gratuita de práticas de meditação e ioga.
Pode-se estranhar atividades desse perfil em uma escola de engenharia, porém estudos comprovam a efetividade dessas práticas na melhoria da qualidade de vida e no controle das emoções. Além disso, apesar de ser um projeto pioneiro no âmbito da USP, diversas instituições de renome internacional já desenvolvem ações similares.
O projeto é realizado por meio do Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL), e os encontros são ministrados pela educadora Patrícia Cristina Silva Leme. Ela é doutora em educação e professora de ioga e meditação com formação na Índia em instituição certificada pela Yoga Alliance, com ampla experiência em meditação, tendo frequentado retiros Vipassana e cursos sob a orientação de Yongey Mingyur Rinpoche.
Parte das vagas são reservadas para alunos da EESC-USP, que são o público-alvo da ação, mas também foram disponibilizadas oportunidades para demais membros da comunidade universitária e para participantes de fora da USP.
Atualmente o projeto conta com apoio da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) e do Instituto de Física de São Carlos da USP (IFSC-USP).
A mudança que vem de dentro"No mundo de hoje e, principalmente dentro das universidades, onde a incidência de enfermidades como ansiedade e depressão são muito mais altas que na população em geral, trazer esse olhar para dentro de si, esse cuidado consigo, conhecer essa fonte interna de estabilidade e calma, são absolutamente fundamentais", afirma Patrícia.
Segundo a educadora, mais do que relaxar, a meditação, por exemplo, é capaz de modificar as estruturas e as funções cerebrais. Aprender a viver o presente e regular nossas emoções são elementos-chave para lidar com o estresse e os entraves do cotidiano.
"Pessoas equilibradas, felizes, que se cuidam, levam cuidados, alegria e equilíbrio para o mundo. As transformações começam dentro", finaliza.
Em um ano o projeto reuniu:300 pessoas para prática de ioga268 pessoas para o curso de meditação204 pessoas para as práticas de meditação
Para o Diretor da EESC-USP, Professor Edson Cezar Wendland, é importante manter e ampliar projetos que humanizem a relação dentro da universidade, promovendo ações de saúde mental e emocional para os estudantes e para toda a comunidade.
"Além de ser uma obrigação nossa zelar pela integridade física e psicológica de nossos alunos, esse projeto permite que formemos pessoas mais equilibradas, conscientes e capazes de controlar e compreender suas emoções, as quais irão contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e empática, melhorando aspectos individuais e coletivos. Parabenizo aos envolvidos pelos números expressivos atingidos neste primeiro ano".
Saiba mais sobre cada atividade a seguir.
MeditaçãoO Projeto contempla dois tipos de atividade de meditação: curso e prática.Neste primeiro ano foram realizadas três edições do curso de Introdução à Meditação, com um programa de quatro semanas e carga horária de seis horas. As aulas utilizaram como referência teórica materiais desenvolvidos pela comunidade do Tergar, uma rede global de centros de meditação budista, sob orientação de Mingyur Rinpoche.
O sucesso foi imediato: na primeira edição, realizada entre agosto e setembro de 2018, as 100 vagas foram preenchidas rapidamente e esgotaram-se no mesmo dia de abertura das inscrições. Formou-se ainda uma lista de espera com mais de 200 nomes.
Outra turma foi oferecida em outubro desse mesmo ano, e recebeu 85 inscritos. Já a terceira turma, que ocorreu em janeiro de 2019, atendeu 83 pessoas.
Para não ficar apenas na teoria, os encontros de prática de meditação foram realizados semanalmente. No começo foi oferecida apenas uma turma, que teve início em setembro de 2018 e continua se reunindo às quartas-feiras, das 7h15 às 7h50, no Ginásio do no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação da USP em São Carlos (CEFER) da PUSP-SC. A intensa procura despertou o interesse de outra 
 
Unidade da USP, o IFSC-USP, que um mês depois passou a sediar uma segunda turma às quartas-feiras, das 12h30 às 13 horas, em sua biblioteca. Por fim, desde o início deste mês de julho os interessados podem usufruir de mais uma opção: às segundas-feiras, das 12h30 às 13 horas, na biblioteca da EESC-USP.
Além disso, como houve grande interesse por parte população externa à USP, essas práticas e cursos agora também oferecem vagas para o público geral da cidade de São Carlos.
IogaDesde julho de 2018 são oferecidas aulas de ioga todas as terças e quintas-feiras, das 7h10 às 8 horas, no CEFER. As aulas recebem cerca de 70 alunos mas, devido a rotatividade dos inscritos, já participaram mais de 300 pessoas, apenas membros da comunidade universitária. Além da orientação da educadora Patrícia, o Projeto também disponibiliza materiais necessários para as práticas, como tapetes e almofadas.
ParticipePráticas abertas de meditação (para comunidade interna e externa):
  • quartas-feiras - das 7h15 às 7h50, no Ginásio do CEFER, e das 12h30 às 13 horas, na biblioteca do IFSC;
  • segundas-feiras - das 12h30 às 13 horas, na biblioteca da EESC-USP.
As bibliotecas da EESC-USP e do IFSC-USP e o Ginásio do CEFER localizam-se na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Saiba mais pelo telefone (16) 3373-9236 ou e-mail bemestar@eesc.usp.br.
Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dkFotos institucionais: http://e.usp.br/8on-----------------------------------------------------------------------------------

 
 
 

Veja também