Personagens que marcaram a história são retratados em mostra de pinturas
12 de dezembro de 2018

eesc exposicao ciro

Entre os nomes homenageados pelo artista estão, por exemplo, o da atleta Maurren Maggi, de São Carlos, do jogador de basquete Nenê Hilário, também da capital da tecnologia e que atualmente atua na NBA, a liga norte-americana, além de indígenas, Jesus Cristo, Papa João Paulo II, entre outras importantes figuras representadas nos corredores do SEL.

Autor da mostra, Ciro é funcionário da USP São Carlos desde 1988. Seu contato com atividades artísticas começou aos 13 anos e, desde então, passou a colecionar uma série de prêmios. Um deles foi concedido à pintura Pra que isso?, que em junho de 2017 conquistou a medalha de prata no 35º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (SP), cidade natal do desenhista. Em 2018, foi a vez de receber a medalha de bronze por um conjunto de três obras exibidas no Salão de Artes plásticas de Mococa (SP).

A exposição, que está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, é realizada no âmbito do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EESC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus de São Carlos da USP (GCACEx). A iniciativa visa despertar o interesse da comunidade pela arte, transformando ambientes universitários em pequenas galerias.

Confira, abaixo, todos os prêmios conquistados por Ciro em sua trajetória como artista.

• 1978 – II Exposição Coletiva do Ateliêr França Machado – Rio Claro (SP) - Prêmio Destaque

• 1979 – III Exposição Coletiva do Ateliêr França Machado – Rio Claro (SP)- Menção Honrosa

• 1979 – V Salão Oficial de Belas Artes de Rio Claro - Prêmio Aquisição

• 1980 – V Salão Ararense de Artes Plásticas – Solar Benedita Nogueira  – Araras (SP) - Menção Honrosa

• 1980 – 1ª EXPO ARCA Coletiva (Associação Rio-Clarense de Cultura Artística) – Rio Claro (SP)- Menção Honrosa

• 2010 – Prêmio “A Consciência – 2010” – Centro Cultural Negro de São Carlos (SP)

• 2017 – XXXV SAPLARC – Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (SP) - Medalha de Prata

• 2018 – XXVI Salão de Artes Plásticas de Mococa (SP) - Medalha de Bronze

Este evento está no Entreartes, aplicativo gratuito criado pela USP que fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela Universidade por meio de um QR Code e permite que os usuários acumulem pontos, trocando por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).

informaçãoAssessoria de Comunicação do SELTelefone: (16) 3373-8740E-mail: comunica.sel@usp.br

Por Assessoria de Comunicação do SEL

Foto: Adaptação de Ciro Júlio Cellurale