Grupo de pesquisa da EESC ofereceu curso sobre liderança para profissionais da área de saúde
03 de dezembro de 2018

eesc lideranca saude

Oferecido na modalidade de difusão, o curso Liderança e Habilidades Sociais na Gestão de Serviços de Saúde teve como objetivo principal disseminar conhecimentos e desenvolver habilidades de liderança em gestores de hospitais de São Carlos e região, visando também a apresentar as principais contribuições de pesquisas na área, sobretudo, com relação às práticas para o desenvolvimento de líderes eficazes, a fim de colaborar com o compromisso da Universidade de propagar conhecimento para a sociedade.

Durante o dia todo – das 8 às 18 horas – os 32 alunos participaram de dinâmicas e aulas expositivas que apresentaram conteúdos teóricos e práticos sobre o tema, inclusive com a introdução de estudos de casos que ajudaram a discutir sobre questões de liderança. Estavam presentes no encontro profissionais dos hospitais universitários da USP, de Ribeirão Preto e São Paulo, e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Santa Casa de São Carlos, da São Francisco Saúde, do Hospital São João de Deus, do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), do Ambulatório Médico de Especialidades (Ame) e da Unimed, entre outros.

eesc lideranca saude2

Com coordenação do professor do SEP, Mateus Cecílio Gerolamo, as aulas foram ministradas por ele em conjunto com a professora do curso de Enfermagem da UFSCar, Jeanne Liliane Marlene Michel, a psicóloga e pós-doutoranda do SEP, Daniele Carolina Lopes, e o engenheiro e mestre pela EESC, Rafael Giacomassi. A iniciativa contou com o apoio dos colaboradores dos departamentos de recursos humanos da Santa Casa, Larissa Carvalho Vanzo Cerra e Samir Evaldo Linhari Rodrigues, e do Hospital Universitário da UFSCar, Guilherme Canesin. Também deram suporte os alunos de graduação Larissa Mussarelli, Leonardo de Luca e Maria Simões de Lima Siqueira, de pós-graduação, Valéria Emma Callejas Guzmán, a servidora Sueli R. Ferreira e a pedagoga Gabriela Perroni.

O curso ocorreu na sala de seminários do SEP, localizado na área 1 do campus da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400. Para mais informações, envie uma mensagem o e-mail extensao_prod@eesc.usp.br com o assunto Curso Difusão - Liderança e Habilidades Sociais na Gestão de Serviços de Saúde.

Clique aqui e confira uma galeria de fotos.

Por Assessoria de Comunicação da EESC