Comemorando 20 anos de existência, equipe EESC-USP AeroDesign levanta sua vigésima taça de campeã
22 de novembro de 2018

eesc aerodesign campeao 2018 01

O grupo de atividades extracurriculares da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP esteve presente em todas classes da competição com as aeronaves EESC-USP Alpha na classe Regular, EESC-USP Bravo na classe Micro e EESC-USP Charlie na classe Advanced. Durante a disputa, foram apresentadas defesas orais dos projetos detalhados, e cada aeronave realizou sete baterias de voo, definindo a pontuação final em cada classe.

Sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica, Marcelo Leite Ribeiro, a aeronave Alpha – além do primeiro lugar conquistado na classe Regular – obteve também uma menção honrosa de maior carga paga carregada e, além disso, a aeronave Charlie conquistou uma menção honrosa de melhor projeto na classe Advanced.

eesc aerodesign campeao 2018 01b alex magario

Essa trajetória de sucesso começou há duas décadas, quando o grupo se tornou um dos primeiros times de aerodesign do Brasil, tendo participado da primeira competição, em 1998. Hoje, ao completar 20 anos, a equipe comemora seu vigésimo título de campeã, com seis títulos da classe Regular, cinco da classe Advanced, quatro da classe Micro e cinco de competições internacionais. Acumula também 13 vice-campeonatos nas diversas categorias (confira aqui a lista completa de títulos), além de mais de 50 menções honrosas de melhor projeto, maior carga paga, maior acuracidade, melhor apresentação oral, entre outras.

Dedicação o ano todo – Para participar da competição anual, o time inicia as atividades no mês de janeiro, quando é feita a divulgação do regulamento. Então, até meados de julho, é feito o desenvolvimento dos projetos detalhados e os primeiros voos de teste com os protótipos. No final do mês, são enviados os relatórios de cada aeronave para a comissão técnica do torneio.

A partir daí, durante o mês de agosto, é feito o trabalho de construção e teste dos aviões definitivos e a preparação da defesa oral do projeto, que ocorre no primeiro dia da competição, já no mês de novembro.

eesc aerodesign campeao 2018 03 alex magario

{gallery cols=4}/2018/aerodesign/galeria{/gallery}

Participaram da equipe deste ano alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da EESC, assim como uma integrante do curso de Bacharelado em Ciências de Computação, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Para as próximas edições, também são bem-vindos estudantes de todos os cursos oferecidos no campus da USP em São Carlos, pois a participação em um grupo de atividades extracurriculares agrega muito à experiência pessoal do graduando, bem como expande a gama de conhecimentos da equipe.

informação

EESC-USP AeroDesign Tel.: (16) 3373-8798 E-mail: aerodesign@eesc.usp.br Página no Facebook: www.facebook.com/eesc.usp.aerodesign

Por Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Alex Magário e Sérgio Fujiki