Redução de ruído em imagens é tema de curso ministrado por italiano na USP
13 de novembro de 2018

remocao_ruido

Considerado uma das referências mundiais no ramo de processamento de imagens, Foi mantém contato com o SEL desde 2016, quando um de seus métodos de filtragem de ruídos despertou interesse do professor Marcelo Andrade da Costa Vieira do Departamento. Na época, o docente da USP sugeriu aplicar a técnica desenvolvida pelo cientista italiano na pesquisa de doutorado de Lucas Borges, ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da EESC. O trabalho, reconhecido internacionalmente, trouxe a possibilidade de restaurar imagens de mamografia 3D obtidas com até 30% a menos de radiação, mantendo a qualidade do exame e preservando a saúde das pacientes. Desde que foi estabelecida a parceria entre a EESC e a Universidade finlandesa, cinco artigos científicos foram publicados em conjunto e alguns intercâmbios realizados.

A. FoiSobre o ministrante – Alessandro Foi é mestre e doutor em Matemática pela Università degli Studi di Milano, da Itália, e doutor na área Processamento de Sinais pela Universidade de Tecnologia de Tampere, na Finlândia, onde atualmente é professor. Sua área de atuação engloba métodos matemáticos e estatísticos para processamento de sinais, análise funcional e harmônica e modelagem computacional do sistema visual humano. O docente é membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), onde integra o Comitê Técnico de Processamento de Sinais de Imagem, Vídeo e Multidimensional da Instituição, e também trabalha como editor associado do IEEE Transactions on Computational Imaging e do SIAM Journal on Imaging Sciences.

Batizado de Signal-Dependent and Correlated Noise in Imaging: from Modelling to Parameter Estimation and Practical Filtering, o curso de Alessandro Foi abordará os seguintes tópicos:

• tipos de ruído em imagens digitais;• modelo gaussiano branco aditivo;• modelo dependente de sinal;• ruído espacialmente correlacionado;• estimativa de parâmetros de ruído em sistemas de imagem;• transformadas de estabilização de variância: direta e inversa;• estudo de casos práticos com questões e discussões.

Informação

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESCE-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.brTelefone: (16) 3373-8276

Por Assessoria de Comunicação do SELImagens: Universidade de Tecnologia de Tampere