Curso sobre liderança para profissionais da área de saúde recebe inscrições
23 de outubro de 2018

eesc curso lideranca saude2

Com coordenação do professor do SEP, Mateus Cecílio Gerolamo, que ministrará as aulas em conjunto com a professora do curso de eesc curso lideranca saude3Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Jeanne Liliane Marlene Michel, a psicóloga e pós-doutoranda do SEP, Daniele Carolina Lopes, e o engenheiro e mestre pela EESC, Rafael Giacomassi, a atividade tem o objetivo principal de disseminar conhecimentos e desenvolver habilidades de liderança em gestores de hospitais de São Carlos e região, visando também apresentar as principais contribuições de pesquisas na área, sobretudo com relação às práticas para o desenvolvimento de líderes eficazes, a fim de colaborar com o compromisso da Universidade de propagar conhecimento para a sociedade.

O curso ocorrerá no dia 24 de novembro, sábado, das 8 às 18 horas - com carga horária de 8 horas -, na Sala de Seminários do SEP, localizada na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400. Ao todo foram disponibilizadas 45 vagas, das quais 25 são gratuitas: 10 para profissionais de hospitais públicos, 10 para profissionais de hospitais filantrópicos e cinco para critérios sociais. Acesse este link para fazer sua inscrição.

Essa realização tem a colaboração da equipe de pesquisa do Grupo de Gestão da Mudança da USP São Carlos - Larissa Mussareli, Leonardo de Luca, Maria Simões Lima de Siqueira e Valeria Ema Callejas Guzman - e apoio administrativo da servidora Sueli Regina Ferreira.

O conceito de liderança

Liderança pode ser entendida como um processo de um fenômeno grupal no qual há influência mútua entre gestor e equipe, em busca de um objetivo comum. Entende-se como líder aquele que assume a responsabilidade de criar e manter a efetividade do time, estabelecendo a direção da atuação, promovendo o engajamento dos membros e facilitando o comprometimento de todos com o propósito.

No contexto das organizações de saúde, discutir o desenvolvimento em liderança pode ser importante para possibilitar a reflexão e permitir possíveis ajustes nas práticas cotidianas, de modo a alcançar melhores resultados para a instituição e para a sociedade, assim como melhorar qualidade de vida para todos os envolvidos.

Para mais informações, envie uma mensagem o e-mail extensao_prod@eesc.usp.br com o assunto Curso Difusão - Liderança e Habilidades Sociais na Gestão de Serviços de Saúde.

Por Assessoria de Comunicação da EESC