Projeto da USP em São Carlos combate estresse com ioga e meditação
03 de outubro de 2018

eesc

Fachada da Escola de Engenharia de São Carlos – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Como estratégia para combater esse cenário, a Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, com apoio do Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL), deu início ao projeto Cultura do Bem-Estar: Práticas para uma vida acadêmica saudável, que oferece aos alunos meditação e ioga.

“É a concretização de um objetivo que já tínhamos, de oferecer um espaço onde os alunos possam pensar em outras coisas além das obrigações acadêmicas, e é também um espaço de interação com outros colegas”, afirma Paulo Sergio Varoto, diretor da EESC. Ele conta que a ideia começou há mais de um ano, quando a coordenadora do projeto, Patrícia Silva Leme fez uma viagem para países da Ásia, onde formou-se professora de ioga.

Patrícia, que possui mestrado e doutorado na área da educação, é responsável por ministrar as aulas. O projeto oferece três serviços: pra quem nunca praticou, há o curso de Introdução à Meditação; para quem já conhece, existem atividades de prática de meditação; e, por fim, há também as aulas de ioga.

De acordo com a professora Patrícia, a meditação ajuda a melhorar a concentração e a estabilidade emocional, diminuindo o estresse e proporcionando bem-estar de modo geral. “Quanto ao ioga, além de contribuir com os exercícios meditativos, é também um exercício físico, com benefícios para a respiração, flexibilidade e postura”.

A primeira turma, que teve início em agosto, contou com 100 participantes. Após o fim do curso, foi feito um questionário de avaliação sobre a experiência, e as respostas foram todas positivas. Dentre vários comentários, alguns disseram que, após praticar os exercícios, passaram a realizar atividades com maior consciência e perceberam melhora em relação a problemas com memória, ansiedade e insônia.

meditacao

Alunos em aula de meditação – Foto: Umberto Patracon / EESC

Foi o caso de Heloise Mantovani, aluna do curso de Engenharia Mecatrônica, que buscou as atividades por causa dos benefícios em relação ao controle emocional. “Sou uma pessoa que, com a carga horária pesada da graduação e também de projetos extracurriculares dos quais participo, fico muito estressada. Com isso, vêm também ansiedade, dificuldade para dormir, gastrite nervosa e outras coisas”, conta.

Heloise participou do curso de introdução à meditação e das aulas de ioga. Com pouco mais de um mês da experiência, ela já sentiu melhoras significativas. “Não sei explicar o que mudou dentro de mim, mas agora me sinto mais calma para fazer as coisas. É uma coisa tão simples, tão fácil de encaixar no dia a dia e que faz muita diferença.”

ioga

Aula de ioga, também ministrada pela professora Patricia – Foto: Umberto Patracon / EESC

Com o resultado positivo, uma segunda edição do projeto foi programada para este mês de outubro, contando com mais de 90 inscritos. Dessa vez, serão oferecidos os mesmos serviços da primeira, mas os planos para o próximo semestre são de expansão. Se tudo ocorrer como planejado, espera-se que o Cultura do Bem-Estar passe a ter também aulas de reiki, um tipo de terapia energética com origem no Japão; de CEB (da sigla em inglês, Cultivando o Equilíbrio Emocional), que utiliza a técnica de atenção plena (mindfulness) para auxiliar na manutenção das emoções; e, ainda, de dança circular sagrada, feita em grupo com música típica de determinados países.

Ainda há vagas para participar da segunda edição dos cursos. Para se inscrever, é necessário ser funcionário, aluno ou docente da USP, em São Carlos, e enviar um e-mail com nome completo para bemestar@eesc.usp.br. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos e-mails e, caso sejam todas preenchidas, os nomes entram para a lista de espera da próxima turma.

Cultura do Bem-Estar: Práticas para uma vida acadêmica saudável

Curso de meditação (introdutório): às segundas-feiras, das 12h às 13h45;Práticas de meditação: às quartas-feiras, das 7h15 às 8 horas;Práticas de ioga (hata, nível básico): às terças ou quintas-feiras, das 7h15 às 8 horas.

InformaçãoE-mail: bemestar@eesc.usp.br

Por Matheus Souza do Jornal da USP