Curso da USP ensina como elaborar e instalar painéis solares
17 de setembro de 2018

eesc slide curso fotovoltaico

Atualmente, são mais de 38 mil unidades de painéis solares fotovoltaicos instalados no Brasil.Foto: Adaptação de Pixabay

Diante do cenário propício à adesão desse tipo de tecnologia e da grande demanda de setores por conhecimentos na área, o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promoverá um curso, dividido em dois módulos, que ensina como elaborar projetos de painéis solares no computador e a instalar essas importantes ferramentas em ambientes externos. As inscrições para o curso, que chega a sua 2ª edição, podem ser feitas neste link, de 15 de setembro a 1º de novembro.

O primeiro módulo é o Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação que ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro. Na atividade, os participantes irão aprender o dimensionamento básico do sistema fotovoltaico; a leitura de mapas solarimétricos, que mostram a incidência de radiação em diferentes países; os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos; a ligação do sistema no quadro de força; os passos para a configuração na central de monitoramento e até mesmo as etapas para solicitar conexão à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica. Podem participar engenheiros, arquitetos, estudantes, técnicos, empreendedores e qualquer outra pessoa interessada em investir no ramo. O valor da inscrição é de R$ 500,00 à vista. Também pode ser pago em duas vezes de R$ 300,00 ou em três vezes de R$ 200,00.

participantes

Participantes irão aprender os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos. Foto: Divulgação

Já o segundo módulo, voltado para profissionais específicos do ramo de engenharia elétrica, é o Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVsyst que ocorrerá no dia 11 de novembro. Nele, os interessados aprenderão a projetar sistemas fotovoltaicos em 3D com a utilização do software PVsyst (versão demo), que pode ser baixado neste link. No programa de computador, os participantes irão trabalhar sombreamento, projeção em telhados, lajes, estacionamentos, além de estudarem a viabilidade financeira do sistema proposto. Para participar desse curso, o valor da inscrição é de R$ R$ 400,00 à vista, mas também pode ser pago em duas vezes de R$ 250,00 ou então em três vezes de R$ 166,70. É preciso que o aluno traga seu notebook com o software instalado, de preferência a última versão.

Cada módulo possui 60 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do SEL pelo professor Elmer Cari do Departamento, pelo mestrando em engenharia elétrica da EESC, Francisco Lemes, e contará com a colaboração de diversos monitores. “O Brasil tem um potencial solar fabuloso e o governo tem incentivado, por meio de leis, a inclusão dessa forma de energia no sistema elétrico, facilitando a aprovação por parte das concessionárias. Contudo, a porcentagem desse tipo de energia na matriz energética ainda é pequena, o que incentiva a necessidade de profissionais capacitados na área, explica Elmer”.

1aturma

Alunos da 1ª edição do curso aprovaram a iniciativa. Foto: Divulgação

Aprendendo na prática – Os participantes poderão acompanhar na prática os conteúdos ministrados, isso porque o professor Elmer coordenou o projeto que levou à instalação do primeiro sistema fotovoltaico da USP em São Carlos, localizado na cobertura de um dos prédios do SEL e que será utilizado como demonstrativo aos alunos. O equipamento levou três semanas para ser instalado, possui uma potência de 3.100 Watts e produz uma energia mensal de 486kWh, mesma quantidade de energia consumida, em média, durante um mês por uma residência com cinco moradores.

O sistema é composto por 12 painéis fotovoltaicos que recebem até 270 watts de potência cada um. Eles são ligados a dois circuitos e um inversor – dispositivo que transforma a energia solar em energia alternada, aquela encontrada na rede elétrica. São duas entradas de energia disponíveis no inversor para que se obtenha o máximo desempenho.

A central de monitoramento do sistema fica no Laboratório de Análise Computacional em Sistemas Elétricos (LACOSEP) do Departamento. No local, é possível acompanhar a potência dos painéis e quanto está sendo produzido de energia, em tempo real. O sistema projetado pelo professor Elmer faz parte de sua pesquisa relacionada à estimação de parâmetros e previsão de potência em usinas fotovoltaicas. No trabalho, o cientista busca prever o comportamento do sistema fotovoltaico para representá-lo de forma adequada em softwares utilizados dentro das usinas.

sel

Primeiro sistema fotovoltaico da USP São Carlos foi instalado no SEL. Foto: Divulgação

Simultaneamente, o docente coordena o estudo Projeto de Instalação e viabilidade econômica de sistemas fotovoltaicos nas áreas I e II da USP em São Carlos. A pesquisa visa localizar os melhores pontos para a instalação de sistemas fotovoltaicos, dimensioná-los utilizando o software PVsyst, obter um orçamento completo do projeto e realizar um estudo de retorno do investimento considerando, inclusive, a manutenção.

Informação

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESCTels.: (16) 3373-8275 ou (16) 3373-9337E-mail: cursosolarusp@gmail.comWhatsApp: (16) 98133-2652Site do curso: www.sel.eesc.usp.br/cursosolar

Por Assessoria de Comunicação do SEL