Biblioteca oferece apoio à digitalização e publicação de material didático em acesso aberto
12 de setembro de 2018

eesc slide material didatico aberto

Uma das ações mais recentes é a consolidação do projeto chamado Digitalização de Apostilas da EESC, aprovado no edital 2017-2018 do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação da USP. Essa parceria da Biblioteca com a Comissão de Graduação ganhou reforço da Diretoria, que tem como meta disponibilizar, em formato eletrônico, todas as apostilas produzidas pelos docentes e que constam da bibliografia básica dos cursos oferecidos pela Escola.

O primeiro passo foi identificar todos os trabalhos impressos no Serviço de Apoio às Publicações da EESC ao longo dos anos. Em seguida, os autores foram contatados para verificar se havia o interesse na digitalização e, em caso de resposta positiva, fornecer a autorização para disponibilização.

eesc slide material didatico aberto 01

Logo após um material em formato impresso ser digitalizado, ele é inserido no Repositório Institucional da EESC, dentro da coleção Recurso Educacional e, uma vez que seja feita a atualização de conteúdo pelo autor, a obra é transformada em e-book e publicada no Portal de Livros Abertos da USP.

Dessa forma a Biblioteca amplia o serviço de orientação à publicação por meio do apoio – durante todo o processo – à produção de material didático, contribuindo no relevante papel de promover o acesso aberto ao conteúdo de qualidade produzido na Escola.

Mais de três mil downloads

livroO primeiro livro editado pela Biblioteca e disponibilizado no Portal, antes do início do projeto, foi e-book Energia renovável no Brasil: análise das principais fontes energéticas renováveis brasileiras, o qual já ultrapassou a marca de 3 mil downloads em menos de um ano. A obra é de autoria do professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento, Frederico Fábio Mauad, em coautoria com as alunas de graduação Luciana da Costa Ferreira e Tatiana Costa Guimarães Trindade, e foi lançada oficialmente em novembro, durante a Festa do Livro no campus da USP em São Carlos (FLUSP) / Semana do Livro e das Bibliotecas.

A Biblioteca também editou para o Portal de Livros Abertos o Curso de Resistência dos Materiais, do professor do Departamento de Engenharia de Estruturas, Sergio Persival Baroncini Proença. O e-book foi lançado no último mês de março, durante a XX Semana de Recepção aos Calouros e já conta com mais de 800 downloads.

No Repositório da EESC existem atualmente 34 títulos de apostilas que também apresentam números significativos de visitas como, por exemplo, Sistemas digitais: material de apoio didático, do professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, Homero Schiabel, com aproximadamente 350 visitas e Mecânica dos solos: ensaios de laboratório, do professor aposentado do Departamento de Geotecnia, João Baptista Nogueira, com aproximadamente 120.

Como publicar

Os docentes interessados em digitalizar apostilas de sua autoria ou atualizar o conteúdo para a publicação de um e-book devem procurar a Biblioteca para obter as informações necessárias.

As apostilas digitalizadas ficam disponíveis em repositorio.eesc.usp.br, e os livros no site www.livrosabertos.sibi.usp.br.

informação

Serviço de Biblioteca “Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes” Seção de Atendimento ao Usuário Tel.: (16) 3373-8860 E-mail: biblioteca.atendimento@eesc.usp.br.

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagens: Divulgação