Setembro Amarelo: Campus promove atividades com foco na saúde mental
12 de setembro de 2018

eesc setembro amarelo

A programação, que começa no dia 13 de setembro, foi desenvolvida conjuntamente entre o Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil (SVSOCIAL), o Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) e o Centro Cultural, todos da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), além do Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o Teatro da USP (TUSP), o Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), o Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (Geisa), a Semana da Engenharia Mecânica (SEMEC) e o grupo Sanca Social.

Os eventos são destinados a toda a comunidade da USP, e não é preciso fazer inscrição prévia, exceto para a Volta Universitária. Confira a programação a seguir.

Dia 13 - quinta-feira | 13h30 - Anfiteatro de Convenções Jorge Caron

Abertura das atividades e palestra: Universidade, o que te adoece?

Convidados: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Coordenador do Escritório de Saúde Mental da USP e vice-diretor do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e Jair Borges Barbosa Neto, psiquiatra e docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Dia 16 - domingo | 8h30 - área 2 do Campus

Volta Universitária

Dia 18 - terça-feira | 19 horas - Anfiteatro de Convenções Jorge Caron

Mesa-redonda e roda de conversa: Saúde Mental e suicídio: você não está sozinho!

Observação: Como parte dessa atividade, serão disponibilizados painéis em bibliotecas do Campus para coleta de sugestões de abordagens durante a mesa-redonda, bem como desabafos, mensagens de apoio e suporte a quem apresente algum tipo de transtorno mental.

Realização: Sanca Social, Geisa e SEMEC. Apoio: Centro de Voluntariado Universitário (CVU), Enactus UFSCar, Operação Natal, Secretaria Acadêmica da Engenharia Civil (SACivil), Secretária Acadêmica da Engenharia Elétrica (SASel), Centro Acadêmico da Filosofia (CABenF) e Diretório Acadêmico da Física (DAF).

Dia 25 - terça-feira | 12h30 - Centro Cultural

Bate-papo: Variabilidade comportamental e o impacto que produz na Qualidade de Vida

Convidada: Natália Paschoalino, psicóloga

Vivência: Técnica de Meditação

Coordenação: Patricia Leme (Pazu) (EESC)

Dia 26 - quarta-feira | 12h30 - Centro Cultural (sala TUSP - 2º piso)

Prática corporal e bate-papo: Teatro, afeto e comunicação coletiva

Coordenação: Cláudia Alves (TUSP)

Convidado: Bruno Bassi (IFSC)

Observação: Ir com roupas confortáveis.

Dia 27 - quinta-feira | 12h30 – CEFER

Atividade: Vivência Motora e Saúde Mental: o que a atividade física pode oferecer?

Coordenação: Gizele de Cássia Martins (CEFER)

informação

Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil (SVSOCIAL) Tel.: (16) 3373-9111 E-mail: social.prefeitura@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações da PUSP-SC Imagem: Divulgação