Estudantes da região podem conhecer laboratório de robótica da USP
03 de setembro de 2018

warthog robotics

O evento é destinado a todos os estudantes da região que desejam conhecer como funciona o Warthog Robotics, um dos maiores grupos de extensão e pesquisa da USP. O grupo desenvolve robôs autônomos para participar de competições de futebol e de combates, nas quais já conquistou diversas premiações no Brasil e no exterior. Ligado a duas unidades de ensino e pesquisa da USP, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o Warthog reúne alunos de graduação e de pós-graduação de todo o campus. Durante o Conexão Warthog, os estudantes podem visitar o grupo para assistir a apresentações de robôs, conhecer o laboratório em que eles trabalham e os projetos que estão sendo desenvolvidos. A segunda edição do evento acontece no dia 22 de novembro, pela manhã e à tarde, no Centro de Robótica (CRob), situado na área 1 do campus da USP em São Carlos, localizada na Avenida Trabalhador são-carlense, 400. Para participar da visita, basta o responsável pela escola ou um professor preencher o formulário online disponível neste link: icmc.usp.br/e/5f612. Cada sessão de visita dura 1h30 e é interamente gratuita. É aconselhável que o número de alunos não seja superior a 25 por visita, mas caso aconteça da escola trazer um número maior de estudantes, é possível dividi-los em duas turmas: enquanto uma conhece o laboratório, outra visita o campus da Universidade. Ao abrir as portas do laboratório para a comunidade, a intenção do grupo é aproximar a Universidade e a robótica das crianças e dos adolescentes. “Nas visitas, nós pretendemos relacionar o conteúdo pedagógico da escola com o conhecimento da academia. Vários dos princípios básicos da física e da matemática que nós usamos nos robôs são ensinados no ensino médio, por exemplo”, explica o doutorando Adam Moreira, do ICMC, que é diretor de pesquisa do Warthog.

Por Assessoria de Comunicação do ICMC