EESC vence em duas das nove áreas do "Prêmio Tese Destaque USP"
23 de agosto de 2018

eesc livros

Em sua sétima edição, o prêmio reconhece as teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação da Universidade nas grandes áreas de conhecimento, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.

Na área de engenharia o vencedor foi o aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Jaime Alberto Mosquera Sanchez, orientado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira. Eles desenvolveram o trabalho Controle ativo de distúrbios harmônicos em veículos híbridos orientado por métricas de qualidade sonora.

Nessa mesma área o aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Lucas Tadeu Fuess, recebeu uma menção honrosa pelo trabalho Biodigestão anaeróbia termofílica de vinhaça em sistemas combinados do tipo acidogênico-metanogênico para potencialização da recuperação de bioenergia em biorrefinarias de cana-de-açúcar de primeira geração. Ele foi orientado pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento, Marcelo Zaiat, em colaboração com o professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Marcelo Loureiro Garcia.

Outro prêmio destinado à EESC veio por meio do trabalho Filmes nanoestruturados aplicados em biossensores para detecção precoce de câncer de pâncreas, vencedor na grande área multidisciplinar. Ele foi desenvolvido pelo aluno do programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Andrey Coatrini Soares, orientado pelo professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Osvaldo Novais de Oliveira Junior.

O diretor da Escola, professor Paulo Sergio Varoto, parabeniza os vencedores e afirma que "essas premiações revelam a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela EESC e o empenho dos alunos e orientadores, além de servirem como inspiração para aqueles que estão começando essa caminhada acadêmica".

Para cada grande área (no total são nove) são concedidos um prêmio e duas menções honrosas. O autor da Tese Destaque USP recebe um prêmio no valor de R$ 10 mil, e o orientador recebe recurso para custeio de até R$ 5 mil. Os critérios de premiação consideram originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações da PRPG - Jornal da USP Foto: Marcos Santos/USP imagens