Quer fazer um evento científico na EESC? Fale com a Biblioteca
08 de agosto de 2018

Essa ferramenta gerencia múltiplos eventos simultâneos, facilitando a comunicação entre a comissão organizadora, autores e avaliadores; viabilizando o processo de inscrições, a submissão e a avaliação de diferentes tipos de trabalhos, além do credenciamento de avaliadores e a publicação de anais eletrônicos, em acesso aberto ao texto completo. Também propicia a coleta dos metadados por provedores de serviço para indexação em outros serviços da web, preservando as diferentes edições em ambiente seguro para acesso vitalício.

portal eventos cientificos

Nesse contexto, a Biblioteca oferece os seguintes serviços de apoio:

• gerenciamento da plataforma;

• criação da página do evento;

• orientação para uso da plataforma;

• orientação para elaboração de modelos para os diferentes tipos de trabalhos;

• normalização dos trabalhos de acordo com os estilos definidos pela comissão organizadora;

• publicação dos anais eletrônicos;

• solicitação de ISBN;

• registro dos trabalhos no módulo Produção Científica do Banco de Dados Bibliográficos da USP (DEDALUS), quando se tratar de trabalhos da comunidade da EESC; e

• registro dos anais eletrônicos como acervo digital da EESC.

Em dois anos de existência, o Portal já foi utilizado em 23 conferências, sendo quatro internacionais e 19 nacionais, com um total de 653 trabalhos produzidos pelos docentes, pesquisadores, alunos da Escola e participantes externos. Todos os trabalhos foram registrados no DEDALUS e os autores da EESC receberam mensagem informando sobre essa ação.

Detalhes sobre a ferramenta

Para criar o Portal, a Biblioteca buscou na literatura plataformas de apoio já consolidadas para essa finalidade. Dos sistemas encontrados, o software livre denominado Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) foi o que mais bem atendeu ao propósito. Originalmente Open Conference System (OCS), esse software foi desenvolvido na Universidade de Stanford pelo grupo do Public Knowledge Project (PKP) e no Brasil foi adaptado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Esse grupo também desenvolveu o Open Journal Systems (OJS), utilizado para o gerenciamento e publicação de mais de 9 mil revistas eletrônicas no mundo como, por exemplo, as da USP e da SciELO.

Para dar visibilidade ao trabalho e obter a aprovação da comunidade científica, o Portal foi inicialmente apresentado como pôster no IX Workshop de Editoração Científica da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), realizado em novembro de 2016, em Águas de São Pedro (SP), com o título Gestão de eventos científicos: uma realidade na EESC/USP. A partir dessa apresentação, outras iniciativas surgiram e estão sendo consolidadas, inclusive com o apoio da Biblioteca da EESC, como é o caso do Portal de Eventos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos e do Gerenciador de Eventos em Ciências Ambientais (GECIAMB), coordenado pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento, Tadeu Fabrício Malheiros.

Outras iniciativas em universidades públicas e particulares também estão disponíveis, como na Universidade de Brasília (UnB), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras. Em âmbito internacional, são exemplos de uso: Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Universiti Tun Hunein Onn Maslasya (UTHM), European Association for Education in Electrical and Information Engineering (EAEEIE).

informação

Portal de Eventos Científicos Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes da EESC Tels.: (16) 3373-9247 e 3373-9207 E-mail: biblioteca.soac@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC