Participe da disciplina sobre robótica cooperativa na pós-graduação da USP
23 de julho de 2018

eesc robotica drones

Ao longo de três semanas serão ministradas 15 aulas, divididas em teóricas, práticas e seminários. Todos os interessados em se matricular na disciplina devem comparecer à Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC. Estudantes de instituições externas que desejarem acompanhar as aulas como alunos especiais também podem participar, desde que sigam os trâmites definidos neste link para efetuar a matrícula de 23 a 27 de julho. O local de realização da disciplina será definido posteriormente.

Todos que cumprirem o cronograma da atividade e desenvolverem projetos em grupo receberão nove créditos no total. Elaborada pelos docentes Marco Henrique Terra e Vilma Alves de Oliveira, ambos do SEL, Tópicos em Sistemas Dinâmicos proporcionará aos participantes o aprendizado das principais abordagens e técnicas utilizadas no diagnóstico de falhas e controle de sistemas não tripulados, como drones e veículos autônomos, por exemplo.

O tema da disciplina compreende o escopo de atuação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC), sediado no Departamento. Entre os tópicos que serão abordados estão: controle de sistemas autônomos, suas aplicações e o estudo de soluções propostas; controle de consenso acionado por eventos, segurança de rede e ataques aos agentes; abordagens e métodos baseados em modelos, dados, inteligência computacional e metodologia híbrida.

informaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESCTel.: (16) 3373-9371E-mail: posee@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação do SEL

Imagem: Vitor Guizilini