Curso de liderança e habilidades sociais ocorreu na USP em São Carlos
17 de julho de 2018

Crédito da foto: Cristiane Raquel Monte

O curso foi ministrado pelo professor do SEP, Mateus Gerolamo, e pela psicóloga e pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC, Daniele Carolina Lopes, que também é integrante do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais da Universidade Federal de São Carlos.

Durante o encontro, foi discutido o desenvolvimento em liderança e a importância das relações interpessoais no contexto das organizações públicas. Essa discussão é relevante para possibilitar a reflexão e possíveis ajustes nas práticas cotidianas, de modo a alcançar melhores resultados para as instituições e melhor qualidade de vida para os envolvidos.

O curso serviu também para apresentar as principais contribuições de pesquisas em liderança, principalmente em relação às práticas para o desenvolvimento de líderes. No campo da psicologia, há um corpo de evidências científicas que demonstram que as habilidades sociais são importantes preditores de emergência e eficácia da liderança, além de serem componentes essenciais para o desenvolvimento de líderes.

No início do curso, os participantes fizeram uma Caminhada Empática, na qual duas pessoas que não se conheciam andaram pelo campus ou arredores com a finalidade de responder a perguntas prévias para que se conhecessem, mesmo com pouco tempo, com certa profundidade. Logo depois, foi realizada a apresentação da evolução da liderança pelo professor Gerolamo e, no período da tarde, foi a vez da pesquisadora Daniele apresentar o módulo de habilidades sociais.

A proposta do curso foi considerada um sucesso de participação em razão do interesse despertado na comunidade – mais de 140 inscrições de servidores –, motivando os professores a planejarem uma segunda turma.

Segundo Daniele "claramente, houve um interesse e uma intensa participação durante a discussão da temática de habilidades sociais, ilustrando a relevância e aplicabilidade do tema no cotidiano". Já Gerolamo destacou que "a união de 46 servidores da USP (mais a equipe de organização) no sábado, dia 30 de junho, reforçou a certeza de que precisamos de mais momentos como esse: uma oportunidade de aprendermos juntos temáticas importantes não apenas para nossa vida profissional, mas também pessoal. Foi um daqueles dias de trabalho bem extensos, mas que ainda assim saímos com a energia renovada". O professor agradeceu a todos os participantes o interesse e a riqueza nos debates, e disse que uma segunda turma está a caminho.

Da esquerda para direita: Professor Mateus Gerolamo, Daniele Carolina Lopes, Leonardo de Luca e Rafael Giacomassi. À frente: Patrícia Borges, Paulo Celestini e Valeria Callejas. Crédito da foto:  Jeanne Michel.
Da esquerda para direita: Professor Mateus Gerolamo, Daniele Carolina Lopes, Leonardo de Luca e Rafael Giacomassi. À frente: Patrícia Borges, Paulo Celestini e Valeria Callejas. Crédito da foto: Jeanne Michel.

A realização teve o apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Prefeitura do Campus da USP São Carlos (PUSP-SC), tendo como equipe responsável pela organização: Patrícia Borges (PUSP-SC), Paulo Celestini (ICMC), Newton Santinoni (PUSP-SC), Rafael Giacomassi (mestrando do SEP), Valeria E. Callejas (mestranda do SEP), Leonardo de Luca (graduando da EESC) e Sueli Ferreira (SEP).

informação

Professor Mateus Gerolamo Departamento de Engenharia de Produção da EESC Tel.: (16) 3373-8643 E-mail: mateus.gerolamo@gmail.com

Por Assessoria de Comunicação da EESC