Crie a solução para um problema de São Carlos em 31 horas: Hackathon na USP vai premiar as melhores ideias
22 de maio de 2018

eesc slide sancathon
SancaThon será realizada de 8 a 10 de junho na EESC. Montagem: Marília Ruberti

A SancaThon é uma grande hackathon que busca estimular o trabalho em grupo lançando desafios instigantes. Aberto a todos os interessados, o evento conta com 100 vagas disponíveis, sendo 60 para desenvolvedores, 20 para designers e outras 20 para pessoas do ramo de negócios. Os participantes, que devem ser maiores de 18 anos, poderão competir individualmente ou em grupos com até cinco pessoas, desde que a equipe possua pelo menos um membro com cada habilidade exigida. É necessário que cada um deles faça a sua própria inscrição. Os selecionados serão notificados via e-mail até o dia 7 de junho.

Ao final da competição, os grupos deverão fazer uma apresentação de três minutos e demonstrar o funcionamento do protótipo à banca avaliadora. Entre os critérios adotados para análise dos jurados estão: a dificuldade técnica do projeto; a funcionalidade do protótipo; o fator de impacto da solução proposta, sua viabilidade técnica e econômica, se o grupo definiu os próximos passos do trabalho, entre outros. Confira o regulamento completo. Para elaborar os projetos, os participantes receberão kits Dragon Board, que são computadores embarcados que rodam os sistemas Linux e Android. Essas plataformas são excelentes para uso em internet das coisas e soluções inteligentes.

catedral
Participantes deverão propor soluções para problemas de São Carlos. Imagem: Prefeitura de São Carlos

Todos os membros da equipe vencedora ganharão entradas para o evento FutureCom, um dos mais qualificados e abrangentes encontros de tecnologia, telecomunicação, TI e internet da América Latina e que será realizado de 15 a 18 de outubro em São Paulo. Já os grupos que ficarem em segundo e terceiro lugares receberão apenas uma entrada para o FutureCom, mas os demais integrantes dessas equipes irão ganhar entradas para o Trade Show do encontro.

Os melhores projetos da USP em São Carlos também terão a oportunidade de acelerar seu desenvolvimento por meio do Espaço EngComp, que conta com o apoio do Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin). A SancaThon ocorrerá na Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que fica na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, no Parque Arnold Schimidt. Atividades como workshops e palestras serão oferecidas antes da competição (Warm up) como forma de preparar os participantes. Fique atento ao site da maratona, pois, em breve, a programação completa da preparação estará disponível. Ao final do texto, é possível conferir como será a dinâmica do evento durante a sua realização.

codigo
Hackathon é uma maratona de programação. Imagem: Pixabay

A SancaThon é realizada em conjunto pela EESC, pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e pela Semana da Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL). A iniciativa conta com o apoio da Agência USP de Inovação, da Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Portal Embarcados, da Sintesoft, da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de São Carlos, da Semana da Engenharia de Computação da USP, do Portal Industrial, CIESP São Carlos e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Programação nos dias de Evento

Local: Auditório do CETEPE e Biblioteca da EESC – Área 1 do campus da USP em São Carlos

08/06 – Sexta-feira

19:00 – Palestra de abertura com apresentação do tema do evento20:00 – Workshop prático – DragonBoard20:00 – Palestra de negócios20:00 – Palestra de design20:00 – Orientação sobre busca de informação para inovação21:00 – Formação das equipes e início dos projetos.22:00 – Encerramento do primeiro dia.

09/06 – Sábado

08:00 – Início do desenvolvimento dos projetos dos grupos19:00 – Workshop de Pitch

10/06 – Domingo

15:00 – Pitchs17:30 – Divulgação dos vencedores17:45 – Devolução do material emprestado18:00 – Encerramento