SHS fornece subsídios para parceria entre governo do Canadá e Secretaria do Meio Ambiente
22 de maio de 2018

eesc workshop canada

Foram visitadas quatro áreas em que o SHS mantém pesquisas: o lixão abandonado da fazenda Santa Madalena, poços de captação de água para abastecimento público, o Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da EESC e a Bacia Experimental do Ribeirão da Onça (BRO). O objetivo do workshop foi otimizar procedimentos e estratégias para avaliar, monitorar, remediar e proteger as águas subterrâneas no estado de São Paulo, por meio da cooperação técnica e científica entre as instituições participantes. Vale destacar que durante o evento foi desenhado um projeto de pesquisa e intercâmbio com a Universidade de Waterloo.

As pesquisas apresentadas nos locais são coordenadas pelo professor do SHS, Edson Wendland, e executadas pelos alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Laboratório de Hidráulica Computacional do Departamento. Elas contam com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do projeto temático Disponibilidade hídrica e riscos de contaminação em áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani (Processo FAPESP nº 2015/03806-1) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do projeto Elementos terras-raras e isótopos estáveis na avaliação da origem das águas subterrâneas utilizadas para abastecimento público (Processo CNPq nº 427579/2016-3).

A visita contou com a participação de membros de diversas instituições públicas: Water Institute, da University of Waterloo (Canadá); Consulado Geral do Canadá em São Paulo; Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF); Instituto Geológico (IG); Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil (CPRM); Instituto de Geociências (IGC-USP); Prefeitura Municipal de São Carlos e Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS).

Mais detalhes sobre o workshop estão disponíveis clicando aqui.

informação

Secretaria do Departamento de Hidráulica e Saneamento Tel.: (16) 3373-9571 E-mail: departamento.hidraulica@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: José Jorge