Internacionalização: Professor da Universidade de Bentley ministrou disciplina na EESC
09 de maio de 2018

eesc professor davis

Segundo a mestranda Julia Vacilotto "o curso ministrado pelo professor Davis foi muito inspirador e esclarecedor em relação à abordagem multidisciplinar de como analisar, fornecer e melhorar serviços. Para mim, foi possível identificar a aplicação do conteúdo assimilado tanto em situações profissionais quanto na pesquisa", afirmou.

Foi a segunda vez que o Davis visitou a EESC e ofertou essa disciplina, sendo que a primeira ocorreu em outubro de 2014. Dessa vez foram realizadas oito aulas, ministradas totalmente em inglês, que ocorreram entre os dias 9 e 20 de abril e abordaram temas como: The Role of Technology in Services, Service Innovation, Defining Service Quality, Service Sustainability, entre outros. Estiveram inscritos oito alunos regulares do Programa e três alunos especiais.

Na visão do ex-aluno de graduação e de mestrado da EESC, Guilherme Alves, "participar da disciplina com professor Davis nos ensinou como entender as particularidades de serviços, assim como integrar produtos e serviços para gerar competitividade. Foi uma disciplina que proporcionou aprendizado de forma tanto teórica quanto prática de alta qualidade em um período reduzido de tempo".

A professora do Departamento de Enfermagem Clinica e Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo, Jeanne Michel, que realiza seu pós-doutorado em Gestão Hospitalar no Programa, acompanhou a visita do docente e avaliou os trabalhos práticos finais apresentados pelos alunos: "O curso oferecido pelo professor Mark Davis enfatizou a perspectiva de organizar a gestão de serviços em torno das necessidades dos clientes. Do ponto de vista dos serviços de saúde, isso parece óbvio, mas não é a realidade que encontramos. O desafio de colocar em prática esse conceito foi evidenciado nos cases apresentados pelos alunos ao final, que coincidentemente foram todos voltados à saúde. Excelentes discussões!".

O professor Mark Davis também avaliou de forma muito positiva sua visita e deixou uma mensagem a todos os envolvidos, que pode ser conferida no vídeo a seguir.

{youtube}470u6N4gDgw{/youtube}

Financiamento e convênio

A visita contou com o financiamento da CAPES por meio do Edital Programa Professor Visitante no Exterior (PVE) e está dentro do escopo do acordo internacional de cooperação acadêmica que a EESC firmou com a Universidade de Bentley em 2017, o qual é coordenado pelo professor Gerolamo.

O convênio propicia que professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e servidores não docentes possam usufruir desse mecanismo de cooperação. Por um lado, a EESC oferece uma gama de oportunidades para os parceiros se desenvolverem em temáticas das engenharias; por outro, o público da EESC pode se beneficiar da competência em gestão da centenária Escola de Negócios de Bentley.

Em julho de 2018, uma estudante de iniciação científica do curso de Engenharia de Produção, Raquel Yoshida, planeja fazer parte de sua pesquisa de campo em Boston, com a supervisão do professor Davis e o estudo de casos em hospitais da região que apliquem técnicas de melhoria como Lean e Seis Sigma. Clique aqui e saiba mais sobre esse projeto.

informação

Professor Marcel Andreotti Musetti (temática Gestão de Serviços) E-mail: musetti@sc.usp.br

Professor Mateus Cecilio Gerolamo (coordenador do convênio) E-mail: gerolamo@sc.usp.br

{gallery cols=4}/2018/visita_davis/galeria{/gallery}