Equipe da EESC realiza projeto de extensão na área de saneamento em Porto Velho (RO)
20 de fevereiro de 2018
Compartilhe:

 

eesc projeto porto velho
Equipe do projeto em visita ao Parque Municipal para conhecer o ecossistema amazônico.

 

Um dos enfoques está na mobilização e capacitação de atores-chave do saneamento (prefeituras; operadoras; agências de regulação; organizações da sociedade civil; e representantes de instituições não governamentais com ação em áreas de assentamento precário e contexto vulnerável). De acordo com o professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC e coordenador do projeto, Tadeu Malheiros, esse enfoque permite complementar a formação social, técnico-científica e pessoal de discentes de graduação dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da EESC, trazendo uma proposta de trabalho dinâmica, fora da sala de aula.

 

Durante a segunda semana de fevereiro, os alunos estiveram no município de Porto Velho (RO) realizando a primeira etapa, que incluiu atividades de visitas a campo nas áreas de assentamento precário, reuniões com atores-chave no tema do projeto e diagnósticos dos serviços de saneamento do município. Segundo o estudo do Instituto Trata Brasil realizado a partir da base de dados de 2015 do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), Porto Velho está na posição 97 entre 100 cidades que foram avaliadas segundo a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água.

 

Para a aluna do curso de Engenharia Ambiental e estagiária da equipe, Bárbara Walderramos Lupino, os estudantes querem entender as demandas reais da cidade. "São muitas as diferenças entre os Estados e entre as necessidades das comunidades em áreas de vulnerabilidade social, e esse projeto de extensão possibilita uma visão crítica e social importante para formação do engenheiro". Compõem também a equipe, as alunas de graduação da Engenharia Ambiental Thalita Melo e Maria Chade, e o aluno do curso de Engenharia Civil Gabriel Slan.

 

O principal produto esperado a partir desse trabalho é o diagnóstico participativo quanto ao planejamento, gestão, gerenciamento, sensibilização e capacitação dos atores-chave em relação ao tema de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

informação

Professor Tadeu Malheiros Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC Tel.: (16) 3373-9524 E-mail: tmalheiros@usp.br

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Professor Tadeu Malheiros

eesc projeto porto velho slide


Veja também