Evento internacional no SEL discute pesquisas com o uso de isolantes elétricos
20 de dezembro de 2017

eesc sel evento

Algumas das principais pesquisas que estão sendo desenvolvidas dentro da área foram destaque na segunda edição do International Workshop on Advanced Dielectrics and Applications (IWADA 2017), realizado no dia 19 de dezembro no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Entre os participantes, estiveram grandes autoridades no assunto que abordaram os seguintes tópicos durante as 11 palestras realizadas: materiais avançados, sensores e aplicações, carga espacial e efeitos relacionados e materiais multifuncionais. Um exemplo de material que pode ser produzido com os dielétricos é o piezoeletreto que, quando carregado eletricamente, pode ser utilizado como sensor e realizar diferentes tarefas. Podemos encontrar aplicações desse material tanto em campos mais complexos como a robótica, quanto em aparelhos inseridos em nosso dia a dia, como uma balança de peso ou até em transdutores de ultrassom.

Os convidados do debate realizado no Anfiteatro Armando Toshio Natusme do SEL foram: Reimund Gerhard, professor da Universidade de Postdam, na Alemanha; Doan Nguyen, doutorando na mesma Instituição; os professores José Alberto Giacometti e Oswaldo Oliveira Jr. do Instituto de Física de São Carlos (IFSC); Ruy Alberto Pisani Altafim, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); os docentes Ben-Hur Viana Borges, Ruy Alberto Altafim, Rogério Flauzino e Luis Fernando Costa do SEL, além dos alunos Daniel Ferreira, Marco Aurélio Mijam e Thiago Nordi, também do Departamento.

Confira as fotos do evento na página do SEL no Facebook.

informaçãoDepartamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL)Tel.: (16) 3373-9365E-mail: comunica.sel@usp.br

Por Assessoria de Comunicação do SEL

Foto: Adaptação de Marília Ruberti